Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Vendas de eletrificados em 2022 já superam total do ano passado

Volvo XC40 branco está sendo recarregado em eletroposto.

Volvo XC40 foi o carro 100% elétrico mais vendido no Brasil em 2022. Foto: Divulgação/Volvo.

Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados (100% elétricos a bateria ou híbridos) no Brasil, de janeiro a outubro, já somam 38.704 unidades. Mesmo faltando dois meses para o fim de 2022, o número já é maior que o registrado em todo o ano passado, que foi de 34.990 emplacamentos.

De acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o mês de outubro de 2022 teve 4.460 unidades emplacadas, uma queda de 30,24% em relação ao mês de setembro. No entanto, o acumulado de janeiro a outubro de 2022 representa um aumento de 43,64% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que demonstra o maior interesse dos consumidores brasileiros por carros eletrificados.

“Isso representa um resultado 43,6% maior que o acumulado no mesmo período de 2021, quando cerca de 27 mil veículos eletrificados foram emplacados”, diz Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Apesar do crescimento, a participação de veículos eletrificados no setor automotivo como um todo ainda é pequena. Isso pode explicar a grande diferença percentual dos veículos eletrificados no Brasil de um ano para o outro.

De acordo com a Fenabrave, de janeiro a outubro, mais de 1,56 milhão de automóveis e comerciais leves, com qualquer motorização, foram vendidos no país. Isso representa alta de 3,3% no acumulado dos 10 primeiros meses do ano. Para a entidade, o setor automotivo no Brasil mantém a recuperação que vem sendo observada desde a pandemia.

Carro elétrico mais vendido

O carro elétrico mais vendido no Brasil em outubro de 2022, de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, foi o Volvo XC40. Foram 264 emplacamentos do modelo da marca sueca, o que garantiu ao veículo um lugar entre os 50 mais vendidos em todo o território nacional, considerando todas as motorizações e categorias. O XC40 aparece na 47a. posição da lista. 

O vice-líder entre os veículos elétricos, de acordo com o relatório, foi o Renault Kwid, com 102 unidades vendidas em outubro.

Ler o Anterior

Quais são os 5 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil

Ler o Próximo

Saiba quais impostos incidem sobre o preço de carros elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular