Recarga de veículo elétrico em rodovias ainda é um desafio. Foto: Envato/Elements
Um estudo da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) estima que o Brasil terá, em 2035, cerca de 3,2 milhões de veículos elétricos (VEs) circulando no país, o que pode contribuir para a sonhada transição energética da mobilidade. Mas, para que a expansão da frota ocorra de fato, um dos maiores desafios é formar uma grande rede de recarga para esses veículos, especialmente em rodovias.
De acordo com dados da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o Brasil possuía, até o primeiro quadrimestre de 2022, cerca de 1.250 postos de recarga de veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in (47% só no Estado de São Paulo). A maior parte está concentrada nos grandes centros, e, ainda assim, nos perímetros urbanos das cidades. Quando se fala em rodovias, a participação no mercado ainda é irrisória.
Um levantamento da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a pedido do Canal VE, mostra que o número de eletropostos disponíveis nas rodovias paulistas ainda está bem longe do ideal. Atualmente, segundo a agência, são nove pontos de abastecimento de veículos elétricos nas rodovias reguladas pela agência, sendo:
– Rodovia Ayrton Senna (SP 070), km 28 na pista sentido interior – Guarulhos, na Base de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU);
– Rodovia Ayrton Senna (SP 070), km 59 na pista sentido interior – Guararema, na Base de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU);
– Rodovia Ayrton Senna (SP 070), km 19 na pista sentido interior – Guarulhos, na Base Operacional;
– Rodovia Carvalho Pinto (SP 070), km 92 na pista sentido interior – São José dos Campos, na Base Operacional;
– Rodovia Anchieta (SP 150) – km 40 (pista sul) – Base Operacional da concessionária;
– Rodovia Anchieta (SP 160) – km 62 (pista norte) – Base Operacional da concessionária;
– Rodovia Marechal Rondon (SP 300) – km 350 (pista leste);
– Rodovia Anhanguera (SP 330) – km 67 (pista norte) – localizado no posto Graal;
– Rodovia dos Bandeirantes (SP 348) – Km 56 (pista sul) – localizado no posto Graal.
Há, ainda, de acordo com a Artesp, outros cinco pontos em fase de implantação pela concessionária Ecopistas em parceria com a Volvo no Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto.
Incentivo à energia limpa
Em nota, a Artesp afirma que vem trabalhando para a redução de gases poluentes na atmosfera, seja por meio de incentivos à utilização de veículos elétricos, implantação de pontos de recarga nas rodovias paulistas ou formas de compensação em novos contratos.
Confira a nota:
“A Artesp esclarece que a implantação destes pontos depende do interesse da iniciativa privada, seja da concessionária ou até dos proprietários de postos de abastecimento ou de montadoras de veículos. À Artesp cabe incentivar cada dia mais o uso de energias limpas e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, como o CO2. Desde 2020, os últimos editais de licitação já trazem cláusulas que exigem que as concessionárias invistam em atividades que busquem a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera (carbono zero), que podem ser desde a plantação de vegetação até o uso de veículos não-poluentes, como carros elétricos e guinchos elétricos em suas operações”, diz a nota.
Investimento em rodovias
Ciente da necessidade de expansão da rede de eletropostos, a Vibra, empresa que atua no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, deu início a um plano de criação de uma rede de recarga elétrica rodoviária no país. O primeiro passo foi a inauguração, em 30 de junho de 2022, de um eletroposto na Rodovia Presidente Dutra, no km 82, em Roseira (SP), no sentido Rio de Janeiro.
A localização é estratégica, já que está distante 276 km da capital fluminense, permitindo que o veículo que faça a recarga ali possa chegar ao destino sem a necessidade de uma nova parada.
O espaço está equipado com um carregador ultrarrápido, fornecido pela WEG, com três pontos de recarga, com plugues dos padrões CCS-2, CHAdeMO e conector Tipo 2, com potência máxima de saída de 150 kW em corrente contínua e 43 kW em corrente alternada. Dependendo da capacidade do veículo, será possível fazer a recarga de 80% da bateria em até 20 minutos.
O plano de negócios entre Vibra e WEG prevê a instalação de um total de 70 eletropostos até o fim de 2023, sendo 50 em rodovias, criando o maior corredor elétrico do Brasil, com
quase 9 mil quilômetros de extensão, em sete estados brasileiros, segundo anúncio conjunto das empresas, no final de junho de 2022.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
One Comment
O Brasil tem um potencial enorme para a expansão de veículos elétricos, pena que ainda precisa de muita infra! Excelente explanação Rubens!!!