Grid Zero, carregador da da BYD com 210 kW de potência, carrega o Tan de 30% a 80% em 30 minutos. Foto: Guilherme Tristão/Canal VE.
A BYD lançou uma linha completa de soluções em carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in para o Brasil, desde a geração de energia até a recarga, fortalecendo o ecossistema da eletromobilidade no país. O anúncio ocorreu em evento realizado no Parque Villa Lobos, em São Paulo, em 22 de março de 2024.
A greentech chinesa tem, em sua linha, dois carregadores AC (corrente alternada), de 7 kW e 22 kW, para aplicações residenciais e comerciais, e modelos DC (corrente contínua), de 60 kW, 120 kW, 150 kW, 180 kW, para aplicações de recarga rápida e ultrarrápida, e ainda o Grid Zero, de 210 kW, modelo que utiliza a tecnologia das baterias criadas pela própria empresa para ser mais barato, seguro e eficiente.
Segundo a empresa, o Grid Zero é um modelo de ultra tecnologia que tem um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente de outros modelos. Apesar de conseguir entregar uma potência de recarga de 210 kW, e
le consome somente 60 kW da rede.Além disso, no momento em que não estiver sendo usado, o carregador Grid Zero armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, é usada parte da energia da rede e parte da bateria.
“A BYD tem como missão incentivar o uso de tecnologias que não poluam. É fundamental investirmos e incentivarmos a melhoria da infraestrutura de carregamento para ampliar o acesso aos carros elétricos. O Brasil é um país de dimensões continentais e devemos espalhar a estrutura de recarga em todas as regiões e os carregadores da BYD vão ajudar a atingir esse objetivo” afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
App BYD Recharge
Aliado aos novos carregadores, a BYD anunciou o lançamento do aplicativo BYD Recharge, com mais de 2.800 carregadores online, com a integração das informações de parceiros, como Raízen, Tupinambá e Shell Recharge.
“Com o lançamento do aplicativo BYD Recharge, destacamos não apenas a nossa expertise tecnológica, mas também nosso foco na experiência do usuário. Com tecnologia proprietária e inteligência artificial, estamos moldando um ecossistema em que a mobilidade elétrica é tão acessível e conveniente, que se torna a escolha óbvia para todos”, afirma Davi Bertoncello, CEO & fundador da Tupinambá.
Além disso, a greentech reafirma a parceria com a Raízen Power, licenciada da Shell Recharge no Brasil, na Argentina e no Paraguai.
Anunciada recentemente, a aliança entre as empresas irá inaugurar 30 hubs dedicados à recarga elétrica com a solução Shell Recharge em oito capitais do Brasil, com energia 100% limpa e renovável nos próximos três anos. Serão aproximadamente 600 novos pontos de recarga DC, que somam mais 18 MW de potência instalada, em âmbito nacional.
Geração e armazenamento
O ecossistema de recarga da BYD inclui a geração de energia solar, por meio de painéis fotovoltaicos, e armazenamento da energia por meio de baterias, oferecendo custo zero para a recarga dos veículos, sem a necessidade de utilização da rede elétrica.
De acordo com a empresa, a BYD Energy já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no Brasil. Ainda nesse segmento, a companhia passou a oferecer o EPC (Engineering, Procurement and Construction), ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim. A junção de módulos fotovoltaicos e EPC pretende ampliar a capacidade de geração de energia limpa e trazer soluções de tecnologia para os clientes, ampliando as possibilidades de carregamentos para veículos elétricos.
Com esse serviço, já firmou parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, joint venture entre a Raízen e o Grupo Gera, dedicada a projetos de geração distribuída.
“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esses produtos chegam para facilitar e ajudar a solucionar esse tipo de problema. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um recarregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, explica Rodrigo Garcia, gerente sênior de P&D da BYD Energy.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.