Canal VE

14 de junho de 2024

Raízen e BYD firmam acordo por novos hubs de recarga no Brasil

Executivos assinam Memorando em mesa com toalha cinza

Executivos da Raízen Power e da BYD assinam Memorando de Entendimentos. Foto: Divulgação/Raízen/BYD.

A Raízen, por meio da Raízen Power, assinou um Memorando de Entendimentos com a BYD para criar hubs de recarga de veículos elétricos em oito capitais brasileiras nos próximos três anos, com energia limpa. O objetivo é democratizar a eletromobilidade no país.

Os espaços começarão a ser implementados a partir de 2024 nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA)

Ao todo, serão 600 novos pontos de recarga DC instalados, somando mais 18 MW de potência instalada para recarregar veículos elétricos em âmbito nacional.

A parceria foi celebrada em um evento na cidade de Shenzhen, na China, e contou com a presença de executivos da Raízen Power, BYD e Shell. A empresa divulgou o comunicado do acordo aos acionistas da empresa e ao mercado em geral na manhã de 2 de fevereiro de 2024. 

A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da companhia, já tinha adquirido 204 estações de recarga da Tupinambá, em 2023. Agora, a empresa dá mais um passo para ampliar a rede pública de carregadores para veículos elétricos no Brasil.

BYD Yuan Plus recebe recarga em eletroposto da Shell Recharge
Recarga do BYD Yuan Plus no eletroposto Shell Recharge, no Jardim do Trevo, em Campinas (SP). Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Energia limpa e renovável

A parceria vai proporcionar uma experiência tecnológica de recarga com energia 100% limpa e renovável, já que a Raízen Power opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos, tornando-se, assim, em uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume.

Por meio do programa Shell Recharge, a Raízen Power quer liderar o mercado de eletromobilidade, atingindo cerca de 25% de market share no segmento.

“Queremos democratizar o acesso à mobilidade elétrica e energia renovável, tornando essas soluções mais acessíveis, econômicas e atrativas para o mercado. Com essa parceria entre Raízen Power e BYD, estaremos mais próximos do cliente e presente em toda sua jornada de recarga com a rede Shell Recharge, a partir de um portfólio completo e integrado que atenda às demandas globais em busca de um futuro mais sustentável”, comenta Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

Homens e mulheres perfilados em frente a letreiro com a mensagem de parceria estratégica
Executivos da Raízen Power e da BYD posam para foto após acordo estratégico para a eletromobilidade no Brasil. Foto: Divulgação/Raízen/BYD.

Estratégia de consolidação

Para a BYD, a parceria também é estratégica para o desenvolvimento e implementação de equipamentos de recarga e soluções de bateria da marca, em um momento de consolidação da greentech no Brasil, após um ano marcante para a fabricante no país, com novos veículos disponíveis e recorde de vendas de seus automóveis.

“Acreditamos que é crucial ter uma infraestrutura de recarga robusta e amplamente distribuída. À medida que embarcamos no nosso ambicioso plano de expansão de vendas, é essencial investir em infraestrutura de recarga. Isto não só garante conveniência para nossos clientes, mas também acelera a transição para um futuro sustentável e eletrificado, impulsionando o crescimento do transporte movido por energia limpa”, comentou Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Américas.

Ler o Anterior

VEs lideram os investimentos em energia limpa no mundo em 2023

Ler o Próximo

VW investirá R$ 16 bi no Brasil e terá plataforma para eletrificados

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular