Segundo a montadora, a mudança de nomes serve para padronizar a linha de veículos elétricos da Volvo. Foto: Divulgação/Volvo
Como forma de padronizar os seus veículos elétricos em todo o mundo, a Volvo modificou os nomes dos modelos XC40 Recharge e C40, que passam agora a se chamar EX40 e EC40, respectivamente. A partir dos modelos 2025 lançados no mercado brasileiro, os veículos se alinharão aos nomes já conhecidos da marca, como o EX30, EX90 e EM90. O nome XC40 continua sendo designado para as versões do modelo com motor de combustão interna.
A mudança, de acordo com a Volvo, é para que o cliente entenda o que está comprando, e qual classificação o modelo adquirido pertence dentro da linha de elétricos da montadora. Outro ponto importante é que os híbridos plug-in também vão deixar de usar a nomenclatura Recharge, que passa a ser exclusiva dos elétricos.
Mais duas novidades
Além da padronização dos nomes, a montadora também anunciou outras duas novidades para seus veículos elétricos: um pacote com melhoria de performance e uma série especial “Black Edition” para o EX40 e EC40.
De acordo com a marca, o pacote de performance está disponível para os modelos EX40 e EC40 e garante um ganho de 25 kW (34 cv), para um total de 325 kW (442 cv). Para as versões mais antigas do modelo, esse pacote pode ser adquirido virtualmente, com atualização automática em seu veículo. Os valores deste pacote não foram divulgados pela Volvo.
Já o “Black Edition” está disponível para os mesmos modelos e não há nenhuma alteração em suas especificações técnicas; as mudanças ficam apenas na parte estética do veículo. Nessa linha especial, o modelo tem carroceria preta, emblemas e rodas de 20 polegadas escurecidos.
Caminho elétrico a partir de 2030
Todas essas mudanças fazem parte do plano de ação da montadora sueca para realizar a transição de modelos híbridos ou a combustão para apenas elétricos. A partir de 2030, a Volvo encerrará as vendas de modelos que não possuem motor elétrico.
Além disso, a marca tem planos para vender seus veículos apenas de maneira virtual, com manutenção simples feitas por meio de atualizações de software, como está anunciando o pacote de performance.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.