Canal VE

13 de abril de 2024

Volvo muda nomes na sua linha de carros elétricos no mundo

Volvo XC40 que passará a se chamar EX40

Segundo a montadora, a mudança de nomes serve para padronizar a linha de veículos elétricos da Volvo. Foto: Divulgação/Volvo

Como forma de padronizar os seus veículos elétricos em todo o mundo, a Volvo modificou os nomes dos modelos XC40 Recharge e C40, que passam agora a se chamar EX40 e EC40, respectivamente. A partir dos modelos 2025 lançados no mercado brasileiro, os veículos se alinharão aos nomes já conhecidos da marca, como o EX30, EX90 e EM90. O nome XC40 continua sendo designado para as versões do modelo com motor de combustão interna.

A mudança, de acordo com a Volvo, é para que o cliente entenda o que está comprando, e qual classificação o modelo adquirido pertence dentro da linha de elétricos da montadora. Outro ponto importante é que os híbridos plug-in também vão deixar de usar a nomenclatura Recharge, que passa a ser exclusiva dos elétricos.

Volvo C40 que passará a se chamar EC40
Os modelos com os novos nomes serão da linha 2025, que ainda possuem data prevista de lançamento para o Brasil. Foto: Divulgação/Volvo

Mais duas novidades 

Além da padronização dos nomes, a montadora também anunciou outras duas novidades para seus veículos elétricos: um pacote com melhoria de performance e uma série especial “Black Edition” para o EX40 e EC40. 

De acordo com a marca, o pacote de performance está disponível para os modelos EX40 e EC40 e garante um ganho de 25 kW (34 cv), para um total de 325 kW (442 cv). Para as versões mais antigas do modelo, esse pacote pode ser adquirido virtualmente, com atualização automática em seu veículo. Os valores deste pacote não foram divulgados pela Volvo. 

Já o “Black Edition” está disponível para os mesmos modelos e não há nenhuma alteração em suas especificações técnicas; as mudanças ficam apenas na parte estética do veículo. Nessa linha especial, o modelo tem carroceria preta, emblemas e rodas de 20 polegadas escurecidos.

Modelo "Black Edition" do Volvo EC40
Modelo “Black Edition” do Volvo EC40 que chega em breve ao Brasil. Foto: Divulgação/Volvo

Caminho elétrico a partir de 2030 

Todas essas mudanças fazem parte do plano de ação da montadora sueca para realizar a transição de modelos híbridos ou a combustão para apenas elétricos. A partir de 2030, a Volvo encerrará as vendas de modelos que não possuem motor elétrico

Além disso, a marca tem planos para vender seus veículos apenas de maneira virtual, com manutenção simples feitas por meio de atualizações de software, como está anunciando o pacote de performance.

Ler o Anterior

Carro elétrico de Rei Charles III será levado a leilão na Inglaterra

Ler o Próximo

Canal VE sorteia ingressos para o E-Prix São Paulo de Fórmula E

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular