BYD Dolphin é o veículo elétrico com maior eficiência energética disponível no Brasil. Foto: Divulgação/BYD
Carro elétrico mais vendido do Brasil, o BYD Dolphin é também o carro mais eficiente do Brasil. O Inmetro divulgou a lista de modelos com maior eficiência energética disponível no mercado nacional, de acordo com o ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O ranking leva em consideração o consumo energético por quilômetro rodado (MJ/km).
De acordo com a metodologia, o BYD Dolphin é o veículo elétrico mais eficiente do Brasil em 2024. O carro da marca chinesa tem índice de 0,42 MJ/km de eficiência energética, seguido pelo Hyundai Kona EV e pelo Renault Kwid E-Tech, ambos com 0,44 MJ/km, mas o elétrico da marca sul-coreana leva vantagem por causa da autonomia máxima de 252 km, contra 185 km do subcompacto da marca francesa.
Desde 2023, o ranking passou a apresentar para o consumidor a eficiência energética em relação à autonomia dos veículos elétricos em distância percorrida, e não mais a conversão em km/l. Para o órgão, é importante essa atualização anual do ranking para que o consumidor possa ampliar as informações antes de fazer a compra do seu veículo elétrico.
“Com essa atualização, todos os envolvidos nessa atualização tecnológica saem ganhando. A Indústria está sendo estimulada para o desenvolvimento constante, e o consumidor passou a ter informações transparentes que dão privilégios na hora de comprar o seu veículo. Além de consumo, autonomia e desenvolvimento do veículo, é importante saber que o meio ambiente está sendo considerado nesse processo de inovação”, informou o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito.
Kwid E-Tech e Dolphin são os destaques
O Renault Kwid E-Tech, apesar de aparecer na terceira colocação entre os mais eficientes nos modelos de propulsão elétrica, é considerado, de acordo com o PBEV, o subcompacto mais econômico entre todos os tipos de motorização. Cabe relembrar que, recentemente o Kwid E-Tech se tornou o veículo elétrico mais barato do Brasil (R$ 99.990).
Já o BYD Dolphin, que é o modelo de grande destaque entre os veículos elétricos no Brasil, também é líder do ranking de eficiência entre os modelos. O carro chinês conseguiu atingir um índice de 0,42 MJ/km de eficiência energética no modelo de entrada.
Já o BYD Dolphin Plus tem índice de 0,51 MJ/km, mesmo índice de seu concorrente direto, o GWM Ora 03 GT. O desempate fica por conta da autonomia: 330 km para o Dolphin Plus, contra 319 km para o Ora 03 GT. Os dois modelos, no entanto, não estão entre os top 10 no ranking dos veículos mais eficientes do Brasil.
Top 10 entre os mais eficientes
Confira abaixo a lista dos dez modelos elétricos mais eficientes comercializados no Brasil, segundo o ciclo PBEV, do Inmetro:
- BYD Dolphin (0,42 MJ/km)
- Hyundai Kona EV (0,44 MJ/km)
- Renault Kwid E-Tech (0,44 MJ/km)
- Fiat 500E (0,46 MJ/km)
- Caoa Chery iCar EQ1 (0,46 MJ/km)
- JAC e-JS4 (0,47 MJ/km)
- Chevrolet Bolt (0,48 MJ/km)
- Chevrolet Bolt EUV (0,48 MJ/km)
- Volvo C40 Recharge Single Motor (0,49 MJ/km)
- JAC e-J7 (0,50 MJ/km)
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.