Com pouco mais de 40 mil veículos de diferença, BYD superou a Tesla em vendas no último trimestre de 2023. Foto: Divulgação/BYD
A BYD conseguiu superar o número de emplacamentos da Tesla no último trimestre de 2023. Ambas as montadoras registraram seus recordes de vendas na história, com a chinesa atingindo a marca de 525.409 emplacamentos, enquanto a empresa de Elon Musk entregou 484.507 unidades.
Essa é a primeira vez que a BYD supera a Tesla em número de vendas em um trimestre.
Mesmo com trimestre histórico de ambas as empresas, a Tesla ainda superou a BYD ao longo do ano, vendendo 1,8 milhão de carros elétricos. A montadora chinesa vendeu 1,57 milhão de veículos elétricos, um aumento de 73% em relação a 2022, além de 1,44 milhão de híbridos.
Apesar da empresa de Elon Musk liderar o segmento de carros elétricos, viu sua vantagem cair significativamente, na comparação com 2022. A vantagem no final de 2022 era de 400.000 unidades, já em 2023 esse número caiu para 230.000.
Crescimento avassalador da BYD
A BYD, que anunciou recentemente a venda de 3 milhões de unidades de veículos eletrificados, vem crescendo mês a mês, agora com projetos em novos mercados.
Com fábrica já anunciada em Camaçari, na Bahia, a montadora chinesa está cada vez mais empenhada em expandir seus negócios para todo o mundo, e o Brasil é um dos focos.
Além do Brasil, a BYD anunciou recentemente um novo polo fabril na Hungria, para entrar de vez no mercado europeu.
Com estratégias diferentes para cada mercado, o que impacta na aceitação e, por consequência, mais vendas, a BYD deve levar e anunciar novos modelos nesses mercados emergentes para a marca.
Um ponto que comprova isso é o anúncio do BYD Seagull (nome de como é vendido na China) para a América do Sul, com o nome de BYD Dolphin Mini.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.