Lotus apresenta ao público carregador veicular de 450 kW durante London EV Show. Foto: Divulgação/Rodrigo Tobias/Spott.
O London EV Show, uma das principais feiras internacionais de eletromobilidade, apresentou novas tecnologias que podem impulsionar o setor nos próximos anos, como carregadores ultra-rápidos de 450 kW, além de acessórios curiosos, como um emissor de som de motor a combustão para os silenciosos carros elétricos, por exemplo.
Em três dias na capital britânica, a feira promoveu um amplo debate a respeito dos novos rumos da mobilidade elétrica na Europa, e no mundo todo.
Um dos principais lançamentos apresentados na feira foi o carregador de 450 kW de potência da Lotus, fabricante britânica de carros esportivos, como o Eletre, e que decidiu enfrentar a Tesla no quesito infraestrutura de recarga para veículos elétricos de passeio.
O equipamento foi concebido para operadores de pontos de recarga em rodovias, frotistas e concessionários, com a promessa de adicionar cerca de 130 km na autonomia em 5 minutos de carregamento.
Carregadores em alta
Quem visitou a feira pôde conferir as tendências da infraestrutura de recarga. Na exposição, foram apresentadas diversas soluções de recarga e armazenamento de energia. Os carregadores bidirecionais, que permitem que os veículos elétricos devolvam energia para a rede elétrica, já são realidade para todos.
A tecnologia pode ser usada para equilibrar a rede, fornecer energia em caso de emergência ou até mesmo gerar receita para os proprietários de veículos elétricos.
Outra solução vista na feira é o carregador portátil de 30 kW. Esses equipamentos podem fornecer energia suficiente para recarregar um carro elétrico de 0 a 80% em duas horas.
Já os carregadores com baterias integradas podem armazenar energia para uso posterior. Essa tecnologia pode ser usada para reduzir a demanda da rede elétrica em horários de pico ou para fornecer energia a veículos elétricos em áreas sem infraestrutura de recarga.
Até mesmo a reciclagem das baterias dos carros elétricos foi tema de exposição. Se antes o processo de reciclagem era complexo e caro, a evolução da tecnologia permite que os materiais valiosos (como lítio, cobalto, níquel e manganês) possam ser recuperados de maneira mais eficiente e com segurança.
Exposição de veículos
Como não poderia deixar de ser, o London EV Show também foi palco para apresentação dos mais novos modelos de veículos elétricos. O público presente pôde conferir modelos Tesla, Ford, Porsche, Audi, Volkswagen, Toyota, Mercedes-Benz e Subaru, entre outras marcas, além de uma réplica de um Fórmula E Gen3, utilizado na temporada 2023 da principal categoria de carros elétricos do automobilismo.
Com tantos carros novos no mercado, muitas empresas também estão investindo em acessórios de todos os tipos para agradar os consumidores. E um que chamou bastante atenção nos corredores do London EV Show foi o pedal de acelerador sonoro, da empresa Panthera. Ao acionar o pedal, o alto falante acoplado reproduz o ruído de um motor a combustão da preferência do usuário. Pelo aplicativo, o motorista saudosista dos roncos dos motores escolhe qual ruído quer ouvir.
*Colaborou Rodrigo Tobias, co-fundador e head de inovação da Spott.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.