O projeto piloto da CPQD conta com parcerias estratégicas, como CPFL e Incharge, além de outras empresas. Foto: Divulgação/CPQD
O CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações), empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento na área de TI, instalará de 43 a 53 pontos de recarga em rodovias do estado de São Paulo.
O projeto é um piloto e uma aposta do CPQD para o avanço das energias renováveis. Para o fornecimento de energia dos pontos de recarga, a empresa fechou uma parceria com a CPFL.
“Temos um grande projeto de mobilidade elétrica com a CPFL voltada para eletropostos. E temos desenvolvido esse tipo de equipamento e transferido essa tecnologia para várias indústrias nacionais”, afirmou Frederico Nava, diretor de tecnologia e novos produtos do CPQD.
Para o desenvolvimento e produção das estações de recarga, o CPQD conta com parcerias estratégicas, como, por exemplo, a Incharge, fabricante de carregadores para veículos elétricos. O CPQD desenvolveu também um aplicativo para gerir a infraestrutura dos postos de carregamento e verificar o melhor local para recarregar as baterias dos veículos elétricos, incluindo a possibilidade de reservar um horário num determinado eletroposto.
O local dos pontos de recarga ainda não foram definidos, mas devem ser instalados principalmente em rodovias no Estado de São Paulo, e dentro de algumas cidades, como Campinas e São Paulo, por exemplo.
Núcleo de Evolução Tecnológica
No dia 2 de outubro de 2023, o CPQD inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para conectividade e energias renováveis, o Núcleo de Evolução Tecnológica. O local contará com diversos laboratórios integrados, com objetivo de atender a novas demandas do mercado de energia sustentável.
Para a mobilidade elétrica, o espaço conta com o desenvolvimento de pontos de recarga destinados aos carros elétricos e uma plataforma de mobilidade elétrica, destinada a gerenciar a infraestrutura de eletropostos para recarga de baterias.
“O CPQD já vem desenvolvendo, há vários anos, tecnologias de armazenamento de energia para sistemas de geração distribuída e plataformas de mobilidade elétrica”, afirma Aristides Ferreira, gerente de soluções em energia do CPQD.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.