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18 de maio de 2024

Concessionárias de rodovias de SP ampliam pontos de recarga

Rodovia Ayrton Senna com tráfego de carros

A Rodovia Ayrton Senna foi a que mais recebeu investimentos para a instalação da infraestrutura adequada, e agora conta com 5 estações de recarga. Foto: Divulgação/Ecopistas

Algumas das principais rodovias sob concessão do Estado de São Paulo têm recebido investimentos para a criação de novos corredores elétricos, algo que é apontado por especialistas como um desafio para a expansão da eletromobilidade. Atualmente, esses corredores estaduais contam com 15 pontos de recarga

No total, oito rodovias, de quatro concessionárias diferentes, já têm pontos de recarga gratuitos — há ainda eletropostos de empresas ligadas à eletromobilidade que não estão relacionadas às concessões, como os corredores elétricos da Volvo, por exemplo. 

A Rodovia Ayrton Senna foi a que mais recebeu investimentos para a instalação da infraestrutura adequada, e agora conta com 5 estações de recarga.

Além dessa, as rodovias Anchieta, Imigrantes, Marechal Rondon, Jornalista Francisco Aguirre Proença, Comendador Mário Dedini (Rodovia do Açúcar) e Prof. João Hipólito Martins receberam novos pontos de recarga para veículos elétricos.

Com os pontos de recarga, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) coloca em prática o plano de investir em ações mais sustentáveis para as rodovias paulistas, como compensação de CO2, uso de energia limpa e renovável e a transição energética da frota de veículos de serviço e de apoio aos usuários das concessionárias.

Sustentabilidade nas rodovias

Segundo comunicado divulgado à imprensa, o governo do Estado de São Paulo tem o objetivo de liderar a transição energética da mobilidade no Brasil. A gestão prioriza o incentivo à adoção de tecnologias mais sustentáveis em diversos modais de transporte para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. 

“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Além dos pontos de recargas, o estado busca parcerias com empresas privadas para o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à energia limpa, como as anunciadas em abril de 2023, com Toyota e GWM, por exemplo.

mulher recarregando seu veículo elétrico
Infraestrutura de recarga nas rodovias é desafio para a eletromobilidade no Brasil. Foto: Envato/Elements

Pontos de recarga

Confira abaixo os pontos instalados para recarga de veículos elétricos ou híbridos plug-in, totalmente gratuitos das rodovias paulistas sob concessão:

Ecopistas – são cinco pontos na malha da concessionária

  • Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 19, pista leste (sentido interior)
  • Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 28, pista leste (sentido interior)
  • Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 59, pista leste (sentido interior)
  • Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 92, pista leste (sentido interior)
  • Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 114, pista oeste (sentido capital)

Ecovias – três pontos

  • Rodovia Anchieta (SP-150) km 19, pista norte-marginal (sentido capital)
  • Rodovia Anchieta (SP-150) km 40, pista sul (sentido litoral)
  • Rodovia dos Imigrantes (SP-160) km 62, pista norte (sentido capital)

ViaRondon – um ponto

  • Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 350, pista leste

Rodovias do Tietê – seis pontos

  • Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101) km 14,3, pista leste
  • Rodovia Comendador Mário Dedini/Rodovia do Açúcar (SP-308) km 120,2 pista sul
  • Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 172,6, pista oeste
  • Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 225,5, pista oeste
  • Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 288,2 pista leste
  • Rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP-209) km 137, pista norte

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