Em entrevista exclusiva ao Canal VE, Maurício Ritter, gerente de produtos da Solar Edge, explica as funcionalidades do Home Wave com carregador para VEs. Foto: Rubens Morelli/Canal VE
A empresa de soluções para energia solar, SolarEdge, apresentou na The smarter E South America 2023 seu novo inversor fotovoltaico com saída para um carregador de carros elétricos, o Home Wave.
Com essa saída para a estação de recarga, o inversor “economiza” uma etapa no processo que se inicia na captação de energia solar até chegar ao carregador. Isso porque o caminho natural da energia seria dos painéis para um inversor, que vai para a bateria que armazena essa energia captada e só depois ela é direcionada para o uso, como neste exemplo, do carregador de VEs. O novo modelo apresentado pela SolarEdge, permite que a energia já seja encaminhada ao carregador a partir do próprio inversor, de acordo com Maurício Ritter, gerente de produtos da SolarEdge.
“Estamos mostrando aqui na feira, temos nossa linha residencial, os equipamentos da linha Home Wave, e também temos o Home Wave com carregador integrado. Então ele é um produto dois em um, já que tem toda a funcionalidade de um inversor fotovoltaico com uma saída para carregamento de carro elétrico. O diferencial desta solução é que você já consegue converter energia solar fotovoltaica e já alimentar o veículo elétrico. Então você está no controle da gestão da energia limpa e você decide se quer carregar o carro naquele momento, se você prefere injetar na rede ou gerenciar de outra forma”, comenta Ritter.
Essa solução permite que o usuário tenha a opção de criar todo o ecossistema do carro elétrico, utilizando a energia renovável como forma de alimentar seu automóvel, o que facilitaria ao usuário a tomar uma decisão sobre a aquisição de um carro elétrico.
“Acho que o primeiro pensamento de quem coloca energia fotovoltaica, está criando sua própria energia, gerando energia limpa, é migrar para um veículo elétrico, faz muito sentido. Então, para eles, tomar essa decisão já no momento da compra é muito interessante. Eu vou colocar o inversor, já vou fazer o investimento, com uma pequena diferença eu consigo pegar o equipamento já com essa capacidade de fazer o carregamento e gerenciamento”, comenta Maurício Ritter.
Aplicativo intuitivo e garantia de até 20 anos
Em conjunto com os inversores e a solução voltada para a mobilidade elétrica, a empresa possui o aplicativo +SolarEdge, que permite, com uma interface simples e intuitiva, o manejo da energia adquirida por meio dos módulos fotovoltaicos para o usuário. Já para o instalador, o aplicativo possui uma interface completa e com mais informações, com mais acessos.
“Existem dois públicos que a gente precisa atender. Tem o instalador, que possui uma interface mais complexa, mais acessos. E para o usuário, ele tem a capacidade de acessar e de entender o que está acontecendo no ambiente residencial dele. Então para o aplicativo +SolarEdge a ideia é que, através de uma interface visual, ele consiga configurar de forma fácil e prática o que ele quer fazer, e o sistema, de forma automática, toma a decisão por ele no momento que for mais conveniente”, explica o gerente de produtos da SolarEdge.
Além de todos esses recursos, o equipamento possui uma garantia de 12 anos, com a possibilidade de ser estendida até 20 anos.
“O carregador de veículo elétrico faz parte do inversor. Nossos inversores possuem 12 anos de garantia, podendo ser estendido a até 20 anos. Então, por fazer parte, o carregador tem uma garantia de 12 ou 20 anos, no caso da extensão. O que garante quase o dobro da garantia tradicional do mercado, trazendo a confiabilidade de que ele terá o produto por um longo período”, completa.
*Colaborou Rubens Morelli
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.