Canal VE

20 de julho de 2024

SolarEdge apresenta solução de recarga com energia fotovoltaica

Maurício Ritter, apresentando as funcionalidades do Home Wave, da SolarEdge

Em entrevista exclusiva ao Canal VE, Maurício Ritter, gerente de produtos da Solar Edge, explica as funcionalidades do Home Wave com carregador para VEs. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

A empresa de soluções para energia solar, SolarEdge, apresentou na The smarter E South America 2023 seu novo inversor fotovoltaico com saída para um carregador de carros elétricos, o Home Wave.

Com essa saída para a estação de recarga, o inversor “economiza” uma etapa no processo que se inicia na captação de energia solar até chegar ao carregador. Isso porque o caminho natural da energia seria dos painéis para um inversor, que vai para a bateria que armazena essa energia captada e só depois ela é direcionada para o uso, como neste exemplo, do carregador de VEs. O novo modelo apresentado pela SolarEdge, permite que a energia já seja encaminhada ao carregador a partir do próprio inversor, de acordo com Maurício Ritter, gerente de produtos da SolarEdge.

“Estamos mostrando aqui na feira, temos nossa linha residencial, os equipamentos da linha Home Wave, e também temos o Home Wave com carregador integrado. Então ele é um produto dois em um, já que tem toda a funcionalidade de um inversor fotovoltaico com uma saída para carregamento de carro elétrico. O diferencial desta solução é que você já consegue converter energia solar fotovoltaica e já alimentar o veículo elétrico. Então você está no controle da gestão da energia limpa e você decide se quer carregar o carro naquele momento, se você prefere injetar na rede ou gerenciar de outra forma”, comenta Ritter.

Essa solução permite que o usuário tenha a opção de criar todo o ecossistema do carro elétrico, utilizando a energia renovável como forma de alimentar seu automóvel, o que facilitaria ao usuário a tomar uma decisão sobre a aquisição de um carro elétrico.

“Acho que o primeiro pensamento de quem coloca energia fotovoltaica, está criando sua própria energia, gerando energia limpa, é migrar para um veículo elétrico, faz muito sentido. Então, para eles, tomar essa decisão já no momento da compra é muito interessante. Eu vou colocar o inversor, já vou fazer o investimento, com uma pequena diferença eu consigo pegar o equipamento já com essa capacidade de fazer o carregamento e gerenciamento”, comenta Maurício Ritter. 

Carregador para veículos elétricos da SolarEdge
O inversor possui uma saída para carregador elétrico residencial. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

Aplicativo intuitivo e garantia de até 20 anos

Em conjunto com os inversores e a solução voltada para a mobilidade elétrica, a empresa possui o aplicativo +SolarEdge, que permite, com uma interface simples e intuitiva, o manejo da energia adquirida por meio dos módulos fotovoltaicos para o usuário. Já para o instalador, o aplicativo possui uma interface completa e com mais informações, com mais acessos.

“Existem dois públicos que a gente precisa atender. Tem o instalador, que possui uma interface mais complexa, mais acessos. E para o usuário, ele tem a capacidade de acessar e de entender o que está acontecendo no ambiente residencial dele. Então para o aplicativo +SolarEdge a ideia é que, através de uma interface visual, ele consiga configurar de forma fácil e prática o que ele quer fazer, e o sistema, de forma automática, toma a decisão por ele no momento que for mais conveniente”, explica o gerente de produtos da SolarEdge.

Além de todos esses recursos, o equipamento possui uma garantia de 12 anos, com a possibilidade de ser estendida até 20 anos.

“O carregador de veículo elétrico faz parte do inversor. Nossos inversores possuem 12 anos de garantia, podendo ser estendido a até 20 anos. Então, por fazer parte, o carregador tem uma garantia de 12 ou 20 anos, no caso da extensão. O que garante quase o dobro da garantia tradicional do mercado, trazendo a confiabilidade de que ele terá o produto por um longo período”, completa.

+SolarEdge, aplicativo integrado ao Home Wave com carregador
Além do inversor com saída para carregador de VEs, o aparelho possui aplicativo de gerenciamento e garantia de até 20 anos. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

*Colaborou Rubens Morelli

Ler o Anterior

Corrida de rua em São Paulo promove a mobilidade elétrica

Ler o Próximo

BelEnergy lança carregadores para carros elétricos na Intersolar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular