Toyota bZ3 foi desenvolvido para o mercado chinês. Foto: Divulgação/Toyota.
Depois de um longo período investindo na eletrificação da mobilidade por meio de carros híbridos, a Toyota deu mais um passo para se dedicar aos carros puramente elétricos também.
A montadora japonesa apresentou, em 24 de outubro de 2022, o sedã bZ3, segundo modelo da linha bZ (Beyond Zero). O primeiro foi o SUV elétrico bZ4x, apresentado no final de 2021.
Desenvolvido para o mercado da China, o bZ3 será fabricado no próprio país asiático, em parceria com a BYD, responsável por fornecer as baterias, e com a FAW.
O modelo combina a plataforma de carros elétricos da Toyota (a ‘e-TNGA’) com as baterias de lítio e fosfato de ferro da companhia chinesa. O sedã deve ter autonomia de 600 km, de acordo com estimativas da companhia com base no ciclo CLTC, da China.
No comunicado, a Toyota informa que a estrutura da bateria, refrigeração, controle e sistemas de monitoramento de segurança foram todos recém-projetados para este carro, tornando seu sistema de eletrificação de alta qualidade eficiente, avançado, seguro e confiável.
Bateria resistente
A Toyota promete reduzir a degradação da bateria, garantindo 90% da capacidade mesmo após dez anos de uso do veículo.
Para que isso seja possível, o carro conta com a tecnologia de células laminares da bateria da BYD, com até 50% mais energia armazenada em determinados volumes e pesos do conjunto quando comparados aos modelos tradicionais. É essa densidade energética superior que oferece uma autonomia reforçada.
Embora tenha anunciado o novo veículo, a Toyota não deu especificações de quando ele estará disponível para o mercado.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.