Canal VE

18 de maio de 2024

Toyota anuncia sedã elétrico com autonomia de mais de 600 km

projeção do sedã elétrico bZ3 em cenário futurista

Toyota bZ3 foi desenvolvido para o mercado chinês. Foto: Divulgação/Toyota.

Depois de um longo período investindo na eletrificação da mobilidade por meio de carros híbridos, a Toyota deu mais um passo para se dedicar aos carros puramente elétricos também. 

A montadora japonesa apresentou, em 24 de outubro de 2022, o sedã bZ3, segundo modelo da linha bZ (Beyond Zero). O primeiro foi o SUV elétrico bZ4x, apresentado no final de 2021.

Desenvolvido para o mercado da China, o bZ3 será fabricado no próprio país asiático, em parceria com a BYD, responsável por fornecer as baterias, e com a FAW

O modelo combina a plataforma de carros elétricos da Toyota (a ‘e-TNGA’) com as baterias de lítio e fosfato de ferro da companhia chinesa. O sedã deve ter autonomia de 600 km, de acordo com estimativas da companhia com base no ciclo CLTC, da China.

No comunicado, a Toyota informa que a estrutura da bateria, refrigeração, controle e sistemas de monitoramento de segurança foram todos recém-projetados para este carro, tornando seu sistema de eletrificação de alta qualidade eficiente, avançado, seguro e confiável.

Bateria resistente

A Toyota promete reduzir a degradação da bateria, garantindo 90% da capacidade mesmo após dez anos de uso do veículo.

Para que isso seja possível, o carro conta com a tecnologia de células laminares da bateria da BYD, com até 50% mais energia armazenada em determinados volumes e pesos do conjunto quando comparados aos modelos tradicionais. É essa densidade energética superior que oferece uma autonomia reforçada. 

Embora tenha anunciado o novo veículo, a Toyota não deu especificações de quando ele estará disponível para o mercado.

Ler o Anterior

Fábrica vai produzir veículos com diferentes propulsões

Ler o Próximo

Europa proíbe novos carros a combustão a partir de 2035

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular