Em poucos dias, a Copa do Mundo começa no Catar, com a expectativa de atrair cerca de 850 mil torcedores de todo o planeta para o pequeno país do Oriente Médio. Para transportar todas essas pessoas pelos oito estádios que receberão os jogos e demais pontos turísticos da região, o governo catariano investiu em ônibus elétricos.
Pois é, embora o Catar ocupe a 14ª posição no ranking de países com as maiores reservas de petróleo do mundo, e cerca de 70% de sua riqueza esteja ligada ao setor petrolífero, o transporte público ganhou reforço da energia limpa.
Em outubro de 2022, o ministro dos transportes do Catar, Jassim Saif Ahmed Al Sulaiti, inaugurou a maior garagem de ônibus elétricos do mundo, com direito a registro no Guinness World Records.
O estacionamento, com capacidade para 478 veículos com necessidade de recarga simultaneamente, foi construído em uma área de 400 mil metros quadrados em Lusail, cidade a 24 quilômetros ao norte da capital Doha, e que também é sede de um dos estádios da competição.
O terminal de ônibus é dividido em três zonas. A primeira inclui 478 lugares de estacionamento para ônibus elétricos equipados com 248 equipamentos de recarga. A segunda zona inclui acomodações para todo o pessoal do terminal com capacidade para 1.400 pessoas. A terceira zona é uma área específica para ônibus elétricos que operam o BRT (Bus Rapid Transit, ou transporte rápido por ônibus). Inclui 24 baias equipadas com 24 carregadores elétricos.
Energia solar
A instalação faz parte do programa de infraestrutura em ônibus públicos do Ministério dos Transportes do país, e é composto por 24 prédios multiuso, além de baias de ônibus, com estações de carregamento da empresa suíça ABB, para recarga dos veículos. Instalações recreativas, subestações e espaços verdes também fazem parte do projeto.
A energia para recarregar os veículos é limpa. O estacionamento conta com cerca de 11 mil painéis fotovoltaicos em uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados. A usina será capaz de gerar 4 MW de energia solar para alimentar as baias dos ônibus.
Os ônibus elétricos são da empresa chinesa Yutong, que enviou uma remessa de 888 veículos a bateria para o país da Copa. Os ônibus elétricos vão representar cerca de 25% do total de veículos para o transporte de passageiros durante o Mundial.
O pedido contempla 1.002 ônibus da empresa, que serão operados pela Mowasalat, empresa de transporte público do Catar, responsável por fornecer os serviços de transporte aos torcedores no país da Copa, incluindo linhas de ônibus, metrô e táxis.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.