Após períodos de testes, SPTrans aprovou a utilização do Attivi Integral, da Marcopolo, no transporte público da capital paulista. Foto: Divulgação/Marcopolo
A São Paulo Transporte S/A (SPTrans), companhia responsável pela gestão do sistema de transporte público, aprovou a utilização do ônibus 100% elétrico da Marcopolo na capital paulista. O modelo Attivi Integral agora será oferecido para as operadoras do transporte público de São Paulo.
Com o incentivo para a eletrificação da frota de ônibus de São Paulo, que não permite mais a compra de modelos a combustão, a Marcopolo tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral com a capital já em 2024.
“Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir as necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo. Temos a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização e o Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos”, comenta Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais, mercado interno e marketing da Marcopolo.
Um ponto que foi crucial para a aprovação do Attivi Integral na cidade de São Paulo foi sua configuração adaptável, capaz de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras. Algo que foi comprovado durante o período de testes.
Período de testes em SP
Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37 °C.
“O Attivi conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Inclusive, durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista”, revela o diretor da Marcopolo.
Durante os testes, o veículo manteve o desempenho das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.