Tecnologia desenvolvida pela Mahle foi escolhida como padrão para o desenvolvimento de carregadores por indução. Foto: Divulgação/Mahle
O SAE International (Society of Automotive Engineers) definiu o padrão que será utilizado para recargas por indução no mundo. O modelo escolhido se chama DIPS (Differential Inductive Positioning System), e foi desenvolvido pela Mahle.
Para que o sistema de recarga funcione da maneira correta, o veículo elétrico precisa estar alinhado acima da bobina de carregamento, fixada no chão. Com esse alinhamento, o carregador se baseia por campo magnético e GPS para realizar a recarga que, segundo os estudos, apresenta até 93% de eficiência.
“A decisão da SAE a favor de nossa tecnologia confirma a expertise de sistemas da Mahle em eletrificação também. Isso será um forte impulso para a mobilidade elétrica”, afirmou Arnd Franz, CEO e presidente do conselho de administração da Mahle.
Essa padronização dos carregadores por indução permite que eles sejam cada vez mais desenvolvidos, comercializados e também que esteja disponível para usuários no mundo todo.
Como funciona o DIPS
Ele é baseado em um campo magnético e estabelece automaticamente uma conexão com o ponto de carregamento à medida que o veículo elétrico se aproxima.
Um sistema de navegação especial na tela do veículo auxilia o motorista a posicionar o carro no local ideal. É a partir daí que o processo de carregamento começa automaticamente. Isso também funciona com um veículo de estacionamento autônomo, no qual o sistema de estacionamento recebe as instruções de posicionamento necessárias em vez do motorista.
Segundo a Mahle, o produto tornará a recarga por indução uma ferramenta acessível para toda a indústria. Além disso, a empresa pretende desenvolver carregadores de emergência também por indução.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.