Canal VE

7 de dezembro de 2024

Rodovia francesa receberá pista de carregamento por indução

Alguns países já testam esse tipo de tecnologia em suas rodovias. Foto: Divulgação.

Os projetos de carregamento por indução nas rodovias ganharam mais um país disposto a entrar nesses testes. A França escolheu uma estrada ao sudoeste de Paris para receber um “produto de próxima geração” dos carregamentos por indução. Isso é o que garante a empresa responsável pelo projeto, a israelense Electreon.

Esse novo produto, citado pela empresa, ainda não possui tantos detalhes, mas, de acordo com a mesma, trata-se de maior capacidade de transferência energética, software para monitoramento de recarga em tempo real e arquitetura robusta, projetada para grande fluxo de veículos elétricos.

O princípio é o mesmo dos testados em outros países: as baterias dos veículos elétricos são equipadas com um receptor de carga por indução e carregadas à medida em que passam pela estrutura na estrada.

A empresa, que é especializada em carregamento indutivo de veículos elétricos em movimento, deverá, para uma primeira etapa do projeto, realizar testes com frotas comerciais durante o seu deslocamento. Neste primeiro momento, será implementada a estrutura em 2 km de rodovia francesa.

Como projeto final, a companhia pretende instalar o carregamento por indução em todas as principais rodovias francesas. O objetivo é descarbonizar o transporte de passageiros e cargas e apoiar todos os tipos de veículos elétricos.

Cabe ressaltar que a Electreon já está à frente de alguns projetos relacionados a carregamentos por indução em rodovias nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Suécia.

Carregadores por indução que está por baixo das estradas com essa tecnologia
Essa é a tecnologia utilizada em estradas para o carregamento por indução, além da necessidade de um receptor na bateria do veículo. Foto: Divulgação/EnBW

Tecnologia do futuro (ou presente)

A França não é o único país que está se movimentando para adaptar suas estradas com esse tipo de carregamento, e nem a Electreon é a única empresa envolvida com essa tecnologia.

No estado da Florida, nos Estados Unidos, a empresa norueguesa ENRX já divulgou um projeto para a instalação da “Rodovia do futuro” em 1,6 km na Rodovia Estadual 516, próxima a Orlando. Esse projeto teve mais detalhes divulgados, como a potência do carregador (200 kW).

Outro país que já se movimenta com relação aos carregamentos por indução é a Suécia. O país já selecionou a estrada que liga as cidades de Hallsberg e Örebro para receber os testes com esse modelo de recarga. O projeto sueco ainda está em fase de planejamento, com estimativa de instalação para 2025.

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