Tesla Modelo X passa por atualização do software. Foto: Divulgação/Tesla.
A Tesla fez dois comunicados de recall para carros Modelo X, Modelo Y e Modelo 3 nos Estados Unidos no último fim de semana, por problemas diferentes relatados nos airbags e nas luzes traseiras. Mas não haverá filas para o atendimento. Basta, aos proprietários, atualizar o software dos carros.
Na sexta-feira, 18 de novembro de 2022, a montadora chamou cerca de 30 mil proprietários do Modelo X devido a um problema que pode acionar o airbag do passageiro da frente sem necessidade, como por exemplo em eventos de colisão de baixa intensidade.
No dia seguinte, sábado, 19 de novembro de 2022, a montadora novamente alertou os proprietários dos veículos Modelo Y, fabricados entre 2020 e 2023, e Modelo 3, de 2023, totalizando 321,6 mil unidades. O problema relatado é que as luzes traseiras, de ré, freio e direção, funcionavam de forma irregular, aumentando o risco de colisão.
Para sanar os problemas, a montadora não chamou nenhum proprietário a uma concessionária, como foi o habitual ao longo dos anos. O conserto será realizado de maneira virtual, online, por meio de uma atualização no software dos veículos.
Inteligência artificial
As correções à distância são possíveis graças ao sistema de inteligência artificial dos veículos da marca, que mais se parecem com supercomputadores. Os dados de utilização dos carros são armazenados em uma central e podem ser acessados remotamente. Por isso, recalls como os do fim de semana são comuns.
Desde janeiro de 2022, a Tesla já fez 19 chamadas aos proprietários para atualizações em diversos modelos, somando 3,7 milhões de veículos.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.