Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Carro elétrico da Abarth que imita som de motor virá ao Brasil

500e abarth de fente andando em uma pista, ao fundo um barranco

Novo carro da Abarth chega ao Brasil em 2023. Foto: Divulgação/Stellantis.

A Abarth é uma marca de carros esportivos que pertence à Fiat. Com mais de 70 anos, a montadora agora decidiu revolucionar o Fiat 500 lançando uma versão elétrica, esportiva e mais rock n’ roll, o 500e Abarth. 

Nesse modelo, o compacto conta com a funcionalidade Sound Generator, que pode reproduzir o som de um motor a combustão ou entregar dedilhados de guitarra dentro da cabine, conforme o carro acelera.

O modelo eletrificado desempenha, inclusive, melhor do que a versão a combustão, graças a uma melhor distribuição de peso, melhor torque e a maior distância entre eixos, que ainda não foi divulgada.

Traduzindo em números, o 500e Abarth vem com 155 cv e 24 kgfm de potência, e faz de 0 a 100 km/h em 7 segundos.

carro abart 500e na cor amaerlo na frente de um prédio com luzes
O 500e Abarth chega ao Brasil no segundo semestre de 2023. Foto: Divulgação/Stellantis.

O carro vem equipado com uma bateria de 42 kWh que é possível carregar até 80% em 35 minutos em equipamentos de recarga rápida. Entretanto, não se sabe qual a autonomia que essa bateria proporciona.

Há três modos de condução. O primeiro é o Turismo, que permite aceleração mais suave e menor potência, com torque de 22 kgfm em vez de 24 kgfm.

O segundo e o terceiro são o Scorpion Street e o Scorpion Track. Enquanto um maximiza a frenagem regenerativa, o outro oferece desempenho superior.

Música para os meus pedais

Carro 500e abarth correndo na estrada com montanhas ao fundo.
Essa é versão elétrica e “rock n’ roll” do carro da Fiat. Foto: Divulgação/Stellantis.

Talvez o que mais chame a atenção dos novos compradores do 500e Abarth seja o som de guitarra que é reproduzido no interior da cabine toda vez que o carro é ligado ou desligado.

Além disso, na primeira vez que você ultrapassar os 20 km/h com o carro, vai ouvir um “dedilhado de guitarra” sendo tocado, como promete a montadora.

Mas caso o motorista não seja muito da vibe roqueiro, ele pode optar pelo Sound Generator, citado anteriormente, que lembra o som de um motor a gasolina funcionando. Nessa versão, o carro ainda reproduz a guitarra na cabine quando o carro liga e desliga.

É importante ressaltar que todos os sons reproduzidos pelo carro só poderão ser escutados por quem está dentro da cabine. Para os pedestres, por exemplo, será um carro elétrico silencioso comum.

A expectativa é que o 500e Abarth chegue ao Brasil no segundo semestre de 2023.

Interior do 500e abarth
O som de guitarra só poderá ser escutado dentro da cabine. Foto: Divulgação/Stellantis.

Ler o Anterior

Recall online? Tesla vai atualizar sistema para 351 mil carros

Ler o Próximo

Congresso SAE Brasil debate o futuro da mobilidade no país

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular