Protótipo TE-1, da Triumph, impressionou nos testes. Foto: Divulgação/Triumph
A Triumph Motorcycle, fabricante inglesa de motocicletas, anunciou a conclusão do projeto de desenvolvimento do TE-1, uma superesportiva elétrica, criando boa expectativa no mercado. Além de manter as principais características da montadora, o protótipo tem alto padrão de aceleração, atingindo de 0 a 100km/h em 3,6 segundos.
O projeto é fruto de uma colaboração entre Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e WMG na Universidade de Warwick, financiada pelo Office for Zero Emission Vehicles por meio da Innovate UK, e foi estabelecido para criar desenvolvimentos inovadores na engenharia especializada em motocicletas elétricas e no design inovador de tecnologia integrada.
Desempenho impressiona
De acordo com a montadora, o extenso programa de testes envolveu inúmeras avaliações do desempenho da motocicleta na estrada e na pista, o que possibilitou cumprir todos os objetivos do projeto de acelerar o desenvolvimento e a inovação de motocicletas elétricas.
Embora não tenha divulgado a velocidade máxima atingida nos testes, a Triumph anunciou que o TE-1 teve um desempenho semelhante à atual Speed Triple 1200, movida a combustão.
O protótipo TE-1 oferece potência de pico de 130kW (o equivalente a 177cv), bem como torque de pico de 109Nm (11mkgf), para capacidade de resposta instantânea, potência controlada suavemente em toda a faixa de rotação. Com um peso total de 220 kg, o TE-1 é mais leve do que as motocicletas elétricas equivalentes disponíveis atualmente, em até 25%.
Além de ser mais leve, o protótipo também alcançou as metas estabelecidas para a capacidade energética da bateria desenvolvida pelo projeto Williams TE-1, com autonomia de 161 quilômetros, com base em testes e projeções oficiais.
A capacidade da bateria também não foi anunciada, nem o tipo de alimentação, apenas que ela pode ser carregada até 80% em 20 minutos.
Convidado a participar dos testes, o piloto campeão da Daytona 200, Brandon Paasch, ficou com ótimas impressões sobre a motocicleta. “A resposta do acelerador no TE-1 é incrível, muito forte, e quando você toca o acelerador pela primeira vez é potência instantânea, que é obviamente o que eu amo como um motociclista — eu amo quando há um super torque que se mostra imediatamente. Então, para mim, foi uma experiência realmente impressionante”, disse o piloto. “Eu acho que esta seria uma moto muito boa para andar na rua, apenas com base no quão ágil e leve ela é”, afirmou.
Ainda sem data de lançamento
Em sua conclusão, o projeto informa que a frenagem regenerativa foi implementada nos testes, com margem para otimização no futuro. Além disso, de acordo com a montadora, é possível ter mais eficiência na unidade geradora do motor e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a autonomia no futuro das motocicletas elétricas da Triumph.
Por se tratar de um protótipo, ainda não há data para um lançamento no mercado. Mas, a julgar pelo resultado dos testes, não deve demorar para chegar às ruas.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.