Pascal Wehrlein comemora vitória na terceira etapa da temporada de Fórmula E. Foto: Divulgação/Fórmula E.
Dominante. Assim foi o fim de semana da equipe Porsche na Fórmula E. Com ótima estratégia de gerenciamento de energia, o piloto alemão Pascal Wehrlein venceu as duas corridas da rodada dupla disputada em Diriyah, na Arábia Saudita, no 2º e 3º E-Prix da 9ª temporada da categoria, disputados no fim de semana de 27 e 28 de janeiro de 2023.
Agora com 68 pontos na temporada, Werhlein — que tinha conquistado a segunda posição na corrida de estreia da temporada, na Cidade do México — lidera o campeonato com 68 pontos, seis a mais que o britânico Jake Dennis — o piloto da equipe Andretti, que havia vencido a primeira etapa, ficou em segundo lugar nas duas corridas em Diriyah.
“Eu nunca vou esquecer este fim de semana. Duas vitórias são um sucesso inacreditável. Toda a equipe teve um desempenho fantástico no fim de semana. Todos trabalharam duro para essa conquista e estou incrivelmente orgulhoso da equipe”, disse Wehrlein.
À frente dos adversários
A nova era da Fórmula E entregou, na Arábia Saudita, a emoção prevista nos testes de pré-temporada. Os carros Gen 3, mais rápidos e eficientes que os anteriores, proporcionaram disputas emocionantes nas provas. Mas com uma ligeira vantagem da equipe Porsche, que inicia a temporada com um maior entendimento dos carros.
Além da própria equipe, a montadora alemã também fornece a unidade de potência para a Andretti. Assim, com três vitórias em três corridas, já é possível afirmar que as outras equipes precisam correr atrás desse desenvolvimento da Porsche.
Para se ter ideia, no sábado Wehrlein largou em 11º lugar no grid e escalou o pelotão para conquistar a vitória. No sábado, o piloto alemão largou em 5º, e novamente conseguiu o lugar mais alto do pódio, mostrando que não só o trem de força está com um desempenho melhor que o das rivais, mas também o gerenciamento de energia durante as etapas.
“Nós tivemos um ritmo de corrida alucinante e uma estratégia perfeita (no sábado). Usamos o modo de ataque exatamente no momento certo. Essa foi uma vantagem decisiva. Quando ganhei no dia anterior, tive que ultrapassar mais carros, mas a corrida deste domingo foi ainda mais difícil. Você podia ver que nossos rivais estavam nos alcançando. Isso significa que também não podemos descansar”, afirmou Wehrlein.
Brasileiros na pista
Os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara não tiveram bons desempenhos em Diriyah. Di Grassi, que havia conquistado o pódio na primeira corrida da temporada, com o 3º lugar na Cidade do México, não conseguiu repetir o bom desempenho na Arábia Saudita, terminando em 13º lugar na sexta-feira e em 15º no sábado, a bordo do carro da Mahindra.
Sette Câmara, da NIO 333, terminou em 15º na segunda etapa do campeonato e em 17º na seguinte. Ele ainda busca os primeiros pontos na temporada. A próxima etapa será disputada em Hyderabad, na Índia, em 28 de janeiro de 2023.
Sorteio de ingressos
A temporada 2023 da Fórmula E ainda está apenas no começo. Serão 16 etapas ao todo, incluindo uma em São Paulo, a primeira da história a ser realizada no Brasil no dia 25 de março.
E o leitor do Canal VE poderá assistir ao E-Prix de São Paulo, junto com mais uma pessoa, das arquibancadas do Sambódromo do Anhembi, por onde os carros elétricos Gen3 vão acelerar.
A promoção “Você na Fórmula E” vai presentear o leitor que está sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo da eletromobilidade. Para participar, é simples. Basta seguir o Canal VE no Instagram (www.instagram.com/canal.ve), preencher o formulário de inscrição disponível na bio do Instagram ou aqui e torcer.
O sorteio do par de ingressos será realizado em 20 de fevereiro de 2023, em live na página do Canal VE no Instagram. Se a pessoa sorteada cumprir todos os requisitos, receberá gratuitamente um par de ingressos para assistir ao E-Prix São Paulo de Fórmula E.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.