Canal VE

24 de abril de 2024

Audi apresenta carro esportivo que também pode ser picape

Audi Activesphere é visto em cenário montanhoso com bicicletas na carroceria

Audi Activesphere é o novo carro-conceito da montadora alemã. Foto: Divulgação/Audi.

Imagine um carro que pode ser esportivo e uma picape ao mesmo tempo. Diferente, não é mesmo? Pois essa é a ideia por trás do Audi Activesphere, cujo conceito foi apresentado ao mundo na última semana de janeiro de 2023. 

À primeira vista, a nova máquina parece um crossover coupé esportivo elétrico de 325 kW de potência e 720 Nm de torque. Mas, ao toque de um botão, a parte traseira se abre na forma de uma picape, com um projeto de carroceria extremamente versátil, incluindo suportes de bicicleta integrados.

Imagem mostra dois carros frente a frente, um na versão cupê esportiva e outro na versão picape
Audi Activesphere tem configurações de esportivo e de picape. Foto: Divulgação/Audi.

Com seus 4,98 metros de comprimento, amplo vão livre e rodas de 22 polegadas, o modelo oferece o melhor dos dois mundos, com um sistema de tração e suspensão que o torna igualmente eficiente para os trechos urbanos, rodoviários e off-road. Para completar, o carro tem tecnologia de condução autônoma, ou seja, sem o auxílio de um motorista.

O Audi Activesphere é o quarto modelo da linha Sphere e representa o ponto mais alto da série de conceitos lançada pela marca das quatro argolas, que já contou com o Audi Skysphere roadster (2021), Grandsphere sedan (2022) e Urbansphere space (2022). 

Imagem mostra caçamba da versão picape do novo carro-conceito da Audi
Ao toque de um botão, carro se transforma em picape. Foto: Divulgação/Audi.

 

Recarga rápida

O veículo conceito foi concebido e projetado pelo Audi Design Studio em Malibu, na Califórnia (EUA). “O Activesphere é único. Ela é um novo tipo de crossover que entrega de forma inteligente a elegância de um Audi Sportback, a praticidade de um SUV e a verdadeira capacidade off-road”, afirma o gerente do estúdio, Gael Buzyn. 

Com tração elétrica, zero emissões de poluentes, autonomia superior a 600 km e tempo de carga extremamente rápido graças à tecnologia de 800 volts, que carrega a bateria de 100 kWh de 5% a 80% em 25 minutos, o Activesphere combina sustentabilidade e dinamismo em um modelo que permite viajar por longas distâncias. 

Audi Activesphere é visto na versão esportiva do tipo cupê
Audi Activesphere tem 325 kW de potência. Foto: Divulgação/Audi.

A má notícia para os amantes de carros elétricos é que, como já escrevemos, este é estritamente um carro-conceito, assim como os outros modelos da linha sphere. Embora esses conceitos possam ser o início de uma nova era de veículos elétricos do futuro, não há qualquer previsão de que modelos assim possam ser fabricados pelo menos até 2026, segundo a montadora. 

 

Ler o Anterior

Porsche tem fim de semana de domínio na Fórmula E, em Diriyah

Ler o Próximo

Motoboy tem novas opções para usar moto elétrica em São Paulo

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular