Canal VE

18 de maio de 2024

Porsche tem fim de semana de domínio na Fórmula E, em Diriyah

Piloto Pascal Wehrlein comemora vitória sobre o carro

Pascal Wehrlein comemora vitória na terceira etapa da temporada de Fórmula E. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Dominante. Assim foi o fim de semana da equipe Porsche na Fórmula E. Com ótima estratégia de gerenciamento de energia, o piloto alemão Pascal Wehrlein venceu as duas corridas da rodada dupla disputada em Diriyah, na Arábia Saudita, no 2º e 3º E-Prix da 9ª temporada da categoria, disputados no fim de semana de 27 e 28 de janeiro de 2023.

Agora com 68 pontos na temporada, Werhlein — que tinha conquistado a segunda posição na corrida de estreia da temporada, na Cidade do México — lidera o campeonato com 68 pontos, seis a mais que o britânico Jake Dennis — o piloto da equipe Andretti, que havia vencido a primeira etapa, ficou em segundo lugar nas duas corridas em Diriyah. 

“Eu nunca vou esquecer este fim de semana. Duas vitórias são um sucesso inacreditável. Toda a equipe teve um desempenho fantástico no fim de semana. Todos trabalharam duro para essa conquista e estou incrivelmente orgulhoso da equipe”, disse Wehrlein.

 

Pascal Wehrlein, no carro da Porsche, contorna curva para a esquerda em circuito de rua
Pascal Wehrlein, da Porsche, lidera o campeonato de pilotos. Foto: Divulgação/Fórmula E.

 

À frente dos adversários

A nova era da Fórmula E entregou, na Arábia Saudita, a emoção prevista nos testes de pré-temporada. Os carros Gen 3, mais rápidos e eficientes que os anteriores, proporcionaram disputas emocionantes nas provas. Mas com uma ligeira vantagem da equipe Porsche, que inicia a temporada com um maior entendimento dos carros.

Além da própria equipe, a montadora alemã também fornece a unidade de potência para a Andretti. Assim, com três vitórias em três corridas, já é possível afirmar que as outras equipes precisam correr atrás desse desenvolvimento da Porsche.

Para se ter ideia, no sábado Wehrlein largou em 11º lugar no grid e escalou o pelotão para conquistar a vitória. No sábado, o piloto alemão largou em 5º, e novamente conseguiu o lugar mais alto do pódio, mostrando que não só o trem de força está com um desempenho melhor que o das rivais, mas também o gerenciamento de energia durante as etapas. 

“Nós tivemos um ritmo de corrida alucinante e uma estratégia perfeita (no sábado). Usamos o modo de ataque exatamente no momento certo. Essa foi uma vantagem decisiva. Quando ganhei no dia anterior, tive que ultrapassar mais carros, mas a corrida deste domingo foi ainda mais difícil. Você podia ver que nossos rivais estavam nos alcançando. Isso significa que também não podemos descansar”, afirmou Wehrlein.

Carros da Fórmula E contornam curva para a esquerda em circuito de rua
Competitividade entre os carros Gen3 proporcionou belas disputas em Diriyah. Foto: Divulgação/Fórmula E.

 

Brasileiros na pista

Os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara não tiveram bons desempenhos em Diriyah. Di Grassi, que havia conquistado o pódio na primeira corrida da temporada, com o 3º lugar na Cidade do México, não conseguiu repetir o bom desempenho na Arábia Saudita, terminando em 13º lugar na sexta-feira e em 15º no sábado, a bordo do carro da Mahindra.

Sette Câmara, da NIO 333, terminou em 15º na segunda etapa do campeonato e em 17º na seguinte. Ele ainda busca os primeiros pontos na temporada. A próxima etapa será disputada em Hyderabad, na Índia, em 28 de janeiro de 2023.

Piloto Pascal Wehrlein comemora vitória sobre o carro com show pirotécnico ao fundo
Pascal Wehrlein faz a festa da vitória na Arábia Saudita. Foto: Divulgação/Fórmula E.

 

Sorteio de ingressos

A temporada 2023 da Fórmula E ainda está apenas no começo. Serão 16 etapas ao todo, incluindo uma em São Paulo, a primeira da história a ser realizada no Brasil no dia 25 de março. 

E o leitor do Canal VE poderá assistir ao E-Prix de São Paulo, junto com mais uma pessoa, das arquibancadas do Sambódromo do Anhembi, por onde os carros elétricos Gen3 vão acelerar. 

A promoção “Você na Fórmula E” vai presentear o leitor que está sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo da eletromobilidade. Para participar, é simples. Basta seguir o Canal VE no Instagram (www.instagram.com/canal.ve), preencher o formulário de inscrição disponível na bio do Instagram ou aqui e torcer.

O sorteio do par de ingressos será realizado em 20 de fevereiro de 2023, em live na página do Canal VE no Instagram. Se a pessoa sorteada cumprir todos os requisitos, receberá gratuitamente um par de ingressos para assistir ao E-Prix São Paulo de Fórmula E.

Desenho gráfico mostra circuito da corrida sobre o mapa da região do Anhembi, em São Paulo
Mapa do circuito de rua que será montado no entorno do Sambódromo do Anhembi. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Ler o Anterior

Curso na Unicamp fomenta novos negócios na mobilidade elétrica

Ler o Próximo

Audi apresenta carro esportivo que também pode ser picape

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular