Carro elétrico apreendido enquanto recebia recarga clandestina no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu um Volvo C40, totalmente elétrico, na Vila Cruzeiro, Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, em operação realizada na manhã de quinta-feira, 30 de março de 2023. O carro tem o preço estipulado em R$ 429,9 mil, de acordo com o site da fabricante.
Outros dois veículos de luxo, da marca BMW, também foram apreendidos na operação do Bope (Batalhão de Operações Especiais).
No momento da ação policial, o carro 100% elétrico estava recebendo recarga de um equipamento clandestino, ligado à rede elétrica de maneira irregular.
O chamado “gato” na energia elétrica, além de se caracterizar como furto de energia, também representa um risco para a comunidade, devido ao alto risco de descarga elétrica ou mesmo incêndio.
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento em que os policiais encontraram o veículo estacionado na rua, conectado ao equipamento clandestino.
Carros elétricos roubados avaliados em mais de R$ 2 milhões tinham até estação de recarga dentro da Vila Cruzeiro, no Rio. Duas BMW e 1 Volvo foram apreendidos pela polícia em uma operação hoje
E detalhe: a estação de recarga era feita com "gato" de energia 🙀🔌⚡ pic.twitter.com/0QEyI9KU0c
— RIO FAVELA,NOTICIAS. (@icentivaemotiva) March 30, 2023
Armas também foram apreendidas
A ação policial, que teve um homem morto e dois feridos, tinha o objetivo de recapturar criminosos foragidos da Justiça. Armas de fogo também foram encontradas pelos policiais e apreendidas.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.