Canal VE

18 de maio de 2024

Casal britânico inicia jornada de 27 mil km em um carro elétrico

Bem agasalhados, Chris e Julie Ramsey acenam do lado de fora do carro no Polo Norte, com neve ao fundo

Chris e Julie Ramsey dão início à expedição Pole to Pole no extremo norte do planeta. Foto: Divulgação/Nissan.

Do Polo Norte ao Polo Sul. Essa é a rota que o casal britânico Chris e Julie Ramsey pretende completar até dezembro, a bordo de um Nissan Ariya totalmente elétrico. A aventura épica Pole to Pole começou oficialmente em 31 de março de 2023, no extremo norte do planeta.
A ideia da viagem é demonstrar que os carros elétricos são capazes de enfrentar qualquer situação e que a adoção da mobilidade elétrica é uma ação positiva contra a crise climática. Essa é a primeira vez que alguém tenta completar o percurso a bordo de um carro.
O Nissan Ariya que está participando da expedição passou por modificações mínimas para melhor enfrentar os terrenos extremos que a equipe deve encontrar pelo caminho. Entre elas, destaque para a suspensão, que foi elevada e recebeu caixas de roda maiores para acomodar os enormes pneus de 39 polegadas, que ajudarão o carro a superar a neve espessa e os bancos de gelo do Ártico.
Conforme a viagem avançar, novas modificações poderão ser feitas, de acordo com o terreno a ser enfrentado pelo casal.
No entanto, não foram feitas modificações na bateria nem no motor elétrico, que continuam sendo os mesmos de fábrica. O mesmo vale para a tecnologia avançada do sistema e-4ORCE de controle de tração integral elétrica da Nissan, presente não somente no Ariya mas também em outros veículos eletrificados da marca.

Nissan Ariya passa por terreno coberto pela neve no Polo Norte
Carro da expedição teve pequenas modificações para se adaptar ao terreno do percurso inicial. Foto: Divulgação.

 

Recarga da bateria

Para chegar ao extremo sul do planeta, o Nissan Ariya da dupla britânica precisará recarregar a bateria, e vai utilizar equipamentos disponíveis ao longo do percurso. Mas, como não há carregadores no polar ártico, o casal está transportando uma inovadora unidade geradora de energia renovável, incluindo uma turbina eólica e painéis fotovoltaicos dobráveis.
O protótipo vai aproveitar a grande incidência de vento prevista durante o percurso e as longas horas de sol para utilizar a energia natural para recarregar a bateria do Ariya enquanto Chris e Julie fazem descansos depois de dirigirem em ambientes desafiadores.
A equipe da expedição também vai coletar dados e realizar estudos para que o equipamento possa servir como um protótipo de novos carregadores de veículos elétricos a serem desenvolvidos no futuro.

Carro leva trailer com gerador de energia que tem hélice branca
Primeira fase da expedição conta com gerador de energia eólica e solar. Foto: Divulgação.

 

Expectativa dos viajantes

A viagem inspiradora é cercada de expectativas de todos os envolvidos na expedição. Chris Ramsey não escondeu a emoção no momento da largada.
“Depois de anos planejando e trabalhando muito, estamos incrivelmente empolgados para iniciar oficialmente nossa expedição Pole to Pole”, comentou.
“Nos últimos dez anos, a Julie e eu temos feito muitas aventuras em veículos elétricos, mas a Pole to Pole é definitivamente nosso maior e mais apaixonante desafio. Tivemos que pensar fora da caixa, ser inovadores e trabalhar de forma colaborativa com parceiros que compartilham dos nossos ideais para tornar esta expedição uma realidade”, falou.

Imagem mostra mão de Julie Ramsey ao lado de pegada de urso polar na neve
Casal britânico compartilha imagem de pegada de urso polar encontrada na expedição. Foto: Divulgação.

“Nosso Nissan Ariya é bem agradável de dirigir e se saiu muito bem durante os 5 mil km que percorremos para chegar ao ponto de partida. Ele nos dá a confiança necessária para enfrentar cada cenário do trajeto que percorreremos nos próximos meses”, acrescentou Julie.
“É muito bacana compartilhar nossa aventura com vocês e chamar a atenção para as incríveis pessoas, comunidades e projetos que encontraremos pelo caminho. isso vai fazer uma diferença positiva para a crise climática. Vamos adorar que todos façam parte da expedição Pole to Pole, então sigam a gente e acompanhem a nossa aventura em nossas redes sociais”, completou.

Casal posa para foto em frente a Nissan Ariya da expedição Pole to Pole
Julie e Chris Ramsey celebram largada da jornada no Polo Norte. Foto: Divulgação.

Ler o Anterior

Polícia apreende carro elétrico em comunidade do Rio de Janeiro

Ler o Próximo

Comparativo de emissões coloca Brasil em vantagem competitiva

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular