![Renault 5 E-Tech verde em apresentação](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Renault-5-2-jpg.webp)
Renault 5 E-Tech foi apresentado pela montadora francesa para combater os avanços das marcas chinesas na Europa. Foto: Divulgação/Renault
O Renault 5 E-Tech é o novo modelo apresentado pela montadora francesa como carro elétrico de entrada, substituindo o Zoe. O modelo conta com traços retrô em referência ao sucesso antigo da marca, com o mesmo nome, mas movido a combustão, produzido entre os anos de 1972 e 1996.
O novo veículo da Renault conta com três versões com níveis de potência distintos, derivadas do Megane E-Tech e Scenic E-Tech. A versão de entrada contará com um motor de 70 kW (95 cv), a intermediária com 88 kW (120 cv) e, por fim, o mais potente, com 110 kW (150 cv).
Com relação à bateria, os franceses afirmam que inicialmente o modelo estará disponível apenas com a bateria maior de 52 kWh, o que gera uma autonomia entre 300 e 400 quilômetros de acordo com o WLTP, embora a homologação ainda não tenha sido concluída.
No lançamento, o motor disponível será o mais potente, de 110 kW. De acordo com a montadora, o R5 possui uma velocidade máxima de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos.
Apesar de não possuir uma data oficial para o Brasil, estima-se que o Renault 5 deve desembarcar no mercado nacional em 2025.
![Renault 5 E-Tech azul em apresentação](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Renault-5-3-jpg.webp)
Planos para o Renault 5 E-Tech
Anunciado como protótipo em 2021, o carro já trazia indícios de que o Renault 5 E-Tech viria com um conceito “retrofuturista”, que alinha o design moderno com traços clássicos.
Com esse “saudosismo” apresentado pela Renault, o objetivo é fazer com que o modelo elétrico consiga ter o mesmo sucesso que a versão clássica teve entre os anos 70 e 80.
Com um preço relativamente acessível para o mercado europeu (25 mil euros, o equivalente a R$ 134 mil), os franceses pretendem frear o rápido crescimento de montadoras chinesas. Em via de comparação, o BYD Dolphin está disponível na Europa com versões a partir de 33.990 euros (aproximadamente R$ 182 mil).
“Face às mudanças significativas na nossa indústria, este veículo abre um novo caminho para a Renault. Está no centro da batalha para reinventar a indústria europeia contra a concorrência vinda do Oriente e do Ocidente”, afirma Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
![Parte interna do Renault 5 E-Tech](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Renault-5-E-Tech-1-jpg.webp)
Acessórios curiosos
O Renault 5 E-Tech foi apresentado para o mercado europeu com acessórios, no mínimo, curiosos, como estofamento em tecido jeans, seletor de marchas que se assemelha a um estojo de batom e até mesmo um porta-baguetes, acoplado à direita do console central. Resta saber se essas “extravagâncias” serão mantidas para os outros mercados.
![Parte interna do Renault 5 E-Tech](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Renault-5-E-Tech-4-jpg.webp)
![](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Image-2023-04-10-at-16.13.13.jpeg)
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.