Renault 5 E-Tech foi apresentado pela montadora francesa para combater os avanços das marcas chinesas na Europa. Foto: Divulgação/Renault
O Renault 5 E-Tech é o novo modelo apresentado pela montadora francesa como carro elétrico de entrada, substituindo o Zoe. O modelo conta com traços retrô em referência ao sucesso antigo da marca, com o mesmo nome, mas movido a combustão, produzido entre os anos de 1972 e 1996.
O novo veículo da Renault conta com três versões com níveis de potência distintos, derivadas do Megane E-Tech e Scenic E-Tech. A versão de entrada contará com um motor de 70 kW (95 cv), a intermediária com 88 kW (120 cv) e, por fim, o mais potente, com 110 kW (150 cv).
Com relação à bateria, os franceses afirmam que inicialmente o modelo estará disponível apenas com a bateria maior de 52 kWh, o que gera uma autonomia entre 300 e 400 quilômetros de acordo com o WLTP, embora a homologação ainda não tenha sido concluída.
No lançamento, o motor disponível será o mais potente, de 110 kW. De acordo com a montadora, o R5 possui uma velocidade máxima de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos.
Apesar de não possuir uma data oficial para o Brasil, estima-se que o Renault 5 deve desembarcar no mercado nacional em 2025.
Planos para o Renault 5 E-Tech
Anunciado como protótipo em 2021, o carro já trazia indícios de que o Renault 5 E-Tech viria com um conceito “retrofuturista”, que alinha o design moderno com traços clássicos.
Com esse “saudosismo” apresentado pela Renault, o objetivo é fazer com que o modelo elétrico consiga ter o mesmo sucesso que a versão clássica teve entre os anos 70 e 80.
Com um preço relativamente acessível para o mercado europeu (25 mil euros, o equivalente a R$ 134 mil), os franceses pretendem frear o rápido crescimento de montadoras chinesas. Em via de comparação, o BYD Dolphin está disponível na Europa com versões a partir de 33.990 euros (aproximadamente R$ 182 mil).
“Face às mudanças significativas na nossa indústria, este veículo abre um novo caminho para a Renault. Está no centro da batalha para reinventar a indústria europeia contra a concorrência vinda do Oriente e do Ocidente”, afirma Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.
Acessórios curiosos
O Renault 5 E-Tech foi apresentado para o mercado europeu com acessórios, no mínimo, curiosos, como estofamento em tecido jeans, seletor de marchas que se assemelha a um estojo de batom e até mesmo um porta-baguetes, acoplado à direita do console central. Resta saber se essas “extravagâncias” serão mantidas para os outros mercados.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.