Futura fábrica de células de bateria da Volkswagen em Salzgitter, na Alemanha
A Volkswagen deu mais um passo em busca de sua estratégia NEW AUTO, de mobilidade elétrica. Lançou, nesta quinta-feira (7/jul/2022), a nova empresa de baterias do grupo, a PowerCo, e instalou a pedra fundamental para a construção da primeira fábrica de células da VW em Salzgitter, na Alemanha.
Com um investimento de mais de 20 bilhões de euros (R$ 108,5 bilhões) até 2030, e com potencial de vendas de 20 bilhões de euros por ano, a PowerCo será responsável por atividades ao longo de toda a cadeia de valor das baterias para veículos elétricos. A expectativa é gerar 20 mil empregos na Europa.
A partir de Salzgitter, a empresa vai gerenciar as operações internacionais de fabricação, o desenvolvimento da tecnologia das células, a integração vertical da cadeia de valor e o fornecimento de maquinário e equipamento às unidades fabris. Posteriormente, novos produtos e grandes sistemas de armazenamento para a rede de energia.
Modelo de negócios
A fábrica de células de Salzgitter servirá como padrão para outras seis unidades de produção na Europa, e com a perspectiva de mais fábricas no futuro na América do Norte. Para isso, pretende estabelecer novos parâmetros em sustentabilidade e inovação.
A padronização não irá incluir apenas equipamentos, prédios e infraestrutura, mas também os produtos, processos e TI (Tecnologia da Informação). Além disso, cada fábrica irá operar com 100% de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis e será projetada para uma futura reciclagem em ciclo fechado.
A Volkswagen também apresentou a célula unificada prismática anunciada no Power Day em 2021. Ela permite o uso flexível de uma variedade de diferentes químicas para as células e será usada em até 80% de todos os modelos do Grupo. Em Salzgitter, as células unificadas para o segmento de grande volume serão produzidas a partir de 2025.
No futuro, a fábrica deverá atingir uma capacidade anual de 40 GWh, o suficiente para cerca de 500 mil veículos elétricos. Em 2030, o Grupo Volkswagen pretende operar em toda a Europa seis fábricas de células, juntamente com seus parceiros, com um volume total de 240 GWh.
As novas células unificadas geram efeitos de sinergia e prometem reduzir os custos das baterias em até 50%. Os protótipos produzidos até agora demonstraram, segundo a montadora, um desempenho altamente promissor relativamente à autonomia, tempos de carga e segurança, pré-requisitos essenciais para um futuro padrão industrial.
Boas impressões
O chanceler alemão Olaf Scholz prestigiou a cerimônia de lançamento da nova fábrica.
“Hoje é um bom dia para a indústria automotiva na Alemanha e na Europa. A Volkswagen está mostrando como poderá ser o futuro da mobilidade sustentável e compatível com o clima. Juntos, estamos lançando a fundação para dar forma a esse futuro de forma significativamente ampla aqui em Salzgitter”, disse.
Já Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG, afirmou que a nova unidade é um marco estratégico. “O negócio de células de baterias é um dos fundamentos de nossa estratégia NEW AUTO, que tornará a Volkswagen uma provedora líder da mobilidade sustentável e orientada por software do amanhã. Estabelecer nossa própria fábrica de células é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos. Isso demonstra que estamos trazendo a tecnologia de ponta do futuro para a Alemanha”, afirmou.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.