Nissan atualiza plano de eletrificação para 2030. Foto: Divulgação/Nissan.
A Nissan atualizou sua meta de ampliar o portfólio de veículos elétricos e híbridos até 2030, passando de 23 para 27 modelos. Anunciado em 2021, a projeto denominado “Nissan Ambition 2030” previa, inicialmente, 15 modelos totalmente elétricos e oito híbridos. Agora, serão 19 modelos 100% movidos a bateria, além dos oito híbridos até o fim da década.
Como resultado, a empresa avalia que o mix de modelos eletrificados das marcas Nissan e Infiniti deve aumentar para mais de 55% até 2030 em todo o mundo, em comparação com a previsão anterior de 50%.
Para as novas iniciativas relacionadas à estratégia de eletrificação da marca, a companhia vai promover uma maior democratização dos veículos elétricos e modelos equipados com sua tecnologia de motorização e-POWER, para satisfazer as necessidades específicas de cada mercado.
Além disso, projeta melhorar a competitividade de suas áreas de desenvolvimento e manufatura em todo o mundo e acelerar ainda mais sua estratégia de eletrificação, para cumprir com seu plano estratégico Nissan Ambition 2030.
Aumento na participação de eletrificados
A previsão de vendas da Nissan para seu mix de modelos eletrificados nos maiores mercados no ano fiscal de 2026 também foi atualizada. Na Europa, 98% (acima do percentual anterior de 75%, segundo plano anunciado em 2021). No Japão, 58% (também acima do percentual anterior de 55%). Na China, a previsão de vendas de eletrificados agora é de 35% (a previsão anterior era de 40%). E nos Estados Unidos, a previsão de vendas de apenas veículos eletrificados segue sendo de 40% (sem alterações em relação à anterior).
De acordo com a Nissan, isso permitirá aumentar o mix de vendas de veículos eletrificados em todo o mundo dos 40% previstos quando a visão foi anunciada em 2021 para mais de 44% até o ano fiscal de 2026.
Ainda segundo o comunicado da empresa, a Nissan pretende lançar um veículo elétrico criado especificamente para a China em 2024, para se reposicionar diante das mudanças do mercado. Na Europa, a Nissan vai continuar seus planos robustos de eletrificação e também vai explorar uma colaboração ainda mais forte com a Aliança.
Experiência dos clientes
Outra mudança prevista para os próximos anos tem relação com a customização dos serviços oferecidos. A Nissan informa que pretende melhorar a experiência do cliente por meio de serviços personalizados, favorecendo um engajamento de longo prazo.
A empresa promete impulsionar sua estratégia de Serviços Veiculares Conectados a partir do enriquecimento de conteúdos embarcados, permitindo que funções sob medida atendam as necessidades dos clientes em constante mudança.
A companhia pretende atingir esta meta por meio da tecnologia de Veículos Definidos por Software e já está demonstrando isso por meio da atual arquitetura elétrica que equipa o Nissan Ariya e também estará disponível em mais modelos nos próximos anos, segundo o comunicado oficial divulgado à imprensa. A empresa, no entanto, não confirma quantos desses veículos e serviços serão disponibilizados para o mercado brasileiro.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.