Lecar Model 459: o primeiro carro elétrico produzido por uma empresa brasileira. Foto: Divulgação/Lecar
Com um mercado amplamente dominado por marcas chinesas e europeias, os veículos elétricos vendidos aqui no Brasil devem ganhar a concorrência de uma produção nacional em breve.
O Lecar Model 459 é o modelo que está em fase final de desenvolvimento pela empresa brasileira Lecar. A montadora pretende apresentar o Model 459 até o final de fevereiro e começar a produção, em Caxias do Sul (RS), até dezembro de 2024, com o início da pré-venda no mesmo mês. O veículo deve ser entregue a seus compradores no início de 2025.
Mesmo sendo uma empresa e um veículo nacional, o Lecar Model 459 teve como objeto de estudo carros produzidos na China, e também, algumas peças importadas do mercado chinês. Conforme já anunciado pela empresa, motores e baterias serão trazidos de fora do Brasil.
“Estamos em busca da valorização e apoio da indústria brasileira de carros que têm valor agregado e tecnologia muito importantes para o nosso país”, comenta Flávio Figueiredo Assis, empresário e fundador da Lecar.
Características do Model 459
Com potência de 180 cv, o motor será alimentado por uma bateria de 66 kWh, que, segundo a Lecar, deve ter um alcance de até 400 quilômetros com apenas uma carga. Além de uma boa autonomia, de acordo com a empresa, o modelo deve chegar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. O carro brasileiro ainda deve passar pelas devidas homologações, tanto do Inmetro quanto de órgãos internacionais.
O modelo, categorizado pela montadora como um sedã, tem características interessantes em seu espaço interno. Chama atenção o volante, inspirado no Tesla Model S, em formato de manche. Seu painel é curioso, pois não há um quadro de instrumentos para o motorista, deixando todas as informações concentradas na central multimídia.
Conforme os planos da Lecar, o Model 459 deve iniciar sua pré-venda em dezembro de 2024, contudo, o valor já foi divulgado pela montadora: R$ 279 mil.
Planos ambiciosos da Lecar para Brasil
A Lecar tem como projeto, além do lançamento dos veículos, a estruturação do país para se adequar por completo aos veículos elétricos. Entre os planos está a instalação de pontos de recarga em algumas rodovias e incentivos à indústria automotiva nacional.
“Uma análise da importância da indústria automobilística para uma nação, o PIB de automóveis no Japão representa 100% o PIB do Brasil, enquanto na Alemanha essa indústria sozinha equivale a 60% do PIB brasileiro. Além de gerar milhares de empregos de alta renda, nossa meta para o Brasil é elevar o país ao posto de 3º lugar do PIB global em 10 anos, principalmente, através do crescimento de nossa montadora e uma fábrica de células de baterias ‘made in Brasil’ para o mundo”, analisa o fundador da Lecar.
A ideia da montadora é baratear o valor inicial do Model 459, com mais componentes sendo fabricados no Brasil, podendo até chegar em uma produção 100% nacional.
“Temos em nosso país 97% dos minerais que compõem as células de baterias. Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países”, destaca Flávio.
Outro ponto de destaque, é a instalação de novos equipamentos de recarga ao longo de rodovias pelo Brasil. Conforme informações divulgadas pela empresa, os novos eletropostos devem ser instalados a partir de 2025, e com todos os pontos prometidos até 2027. Confira onde e quando serão instaladas a infraestrutura de recarga:
2025: BR-101, BR-116, BR-230 e BR-262, totalizando 15.642 km de infraestrutura;
2026: BR-174, BR-163, BR-153, totalizando 10.487 km de infraestrutura;
2027: BR-135, BR-158 e BR-364, totalizando 10.308 km de infraestrutura.
“Para garantir que a mobilidade elétrica seja uma realidade acessível em todo o Brasil, estamos estabelecendo um cronograma ambicioso para a instalação de estações de carregamento”, destaca Vagner Luis de Souza, diretor da Lecar.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.