Canal VE

20 de julho de 2024

Lecar Model 459: o primeiro carro elétrico desenvolvido no Brasil

Lecar Model 459, o primeiro carro elétrico produzido por uma empresa brasileira

Lecar Model 459: o primeiro carro elétrico produzido por uma empresa brasileira. Foto: Divulgação/Lecar

Com um mercado amplamente dominado por marcas chinesas e europeias, os veículos elétricos vendidos aqui no Brasil devem ganhar a concorrência de uma produção nacional em breve.

O Lecar Model 459 é o modelo que está em fase final de desenvolvimento pela empresa brasileira Lecar. A montadora pretende apresentar o Model 459 até o final de fevereiro e começar a produção, em Caxias do Sul (RS), até dezembro de 2024, com o início da pré-venda no mesmo mês. O veículo deve ser entregue a seus compradores no início de 2025.

Mesmo sendo uma empresa e um veículo nacional, o Lecar Model 459 teve como objeto de estudo carros produzidos na China, e também, algumas peças importadas do mercado chinês. Conforme já anunciado pela empresa, motores e baterias serão trazidos de fora do Brasil.

“Estamos em busca da valorização e apoio da indústria brasileira de carros que têm valor agregado e tecnologia muito importantes para o nosso país”, comenta Flávio Figueiredo Assis, empresário e fundador da Lecar.

Lecar Model 459: o primeiro carro elétrico produzido por uma empresa brasileira.
Sua versão final deve ser mostrada em fevereiro de 2024, com início da fabricação e venda em dezembro do mesmo ano. Foto: Divulgação/Lecar

Características do Model 459

Com potência de 180 cv, o motor será alimentado por uma bateria de 66 kWh, que, segundo a Lecar, deve ter um alcance de até 400 quilômetros com apenas uma carga. Além de uma boa autonomia, de acordo com a empresa, o modelo deve chegar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. O carro brasileiro ainda deve passar pelas devidas homologações, tanto do Inmetro quanto de órgãos internacionais.

O modelo, categorizado pela montadora como um sedã, tem características interessantes em seu espaço interno. Chama atenção o volante, inspirado no Tesla Model S, em formato de manche. Seu painel é curioso, pois não há um quadro de instrumentos para o motorista, deixando todas as informações concentradas na central multimídia.

Conforme os planos da Lecar, o Model 459 deve iniciar sua pré-venda em dezembro de 2024, contudo, o valor já foi divulgado pela montadora: R$ 279 mil.

Lecar Model 459, o primeiro carro elétrico produzido por uma empresa brasileira
Parte interna chama atenção pelo volante em formato de manche, semelhante ao Tesla Model S. Foto: Divulgação/Lecar

Planos ambiciosos da Lecar para Brasil

A Lecar tem como projeto, além do lançamento dos veículos, a estruturação do país para se adequar por completo aos veículos elétricos. Entre os planos está a instalação de pontos de recarga em algumas rodovias e incentivos à indústria automotiva nacional.

“Uma análise da importância da indústria automobilística para uma nação, o PIB de automóveis no Japão representa 100% o PIB do Brasil, enquanto na Alemanha essa indústria sozinha equivale a 60% do PIB brasileiro. Além de gerar milhares de empregos de alta renda, nossa meta para o Brasil é elevar o país ao posto de 3º lugar do PIB global em 10 anos, principalmente, através do crescimento de nossa montadora e uma fábrica de células de baterias ‘made in Brasil’ para o mundo”, analisa o fundador da Lecar.

A ideia da montadora é baratear o valor inicial do Model 459, com mais componentes sendo fabricados no Brasil, podendo até chegar em uma produção 100% nacional.

“Temos em nosso país 97% dos minerais que compõem as células de baterias. Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países”, destaca Flávio.

Outro ponto de destaque, é a instalação de novos equipamentos de recarga ao longo de rodovias pelo Brasil. Conforme informações divulgadas pela empresa, os novos eletropostos devem ser instalados a partir de 2025, e com todos os pontos prometidos até 2027. Confira onde e quando serão instaladas a infraestrutura de recarga:

2025: BR-101, BR-116, BR-230 e BR-262, totalizando 15.642 km de infraestrutura;

2026: BR-174, BR-163, BR-153, totalizando 10.487 km de infraestrutura;

2027: BR-135, BR-158 e BR-364, totalizando 10.308 km de infraestrutura.

“Para garantir que a mobilidade elétrica seja uma realidade acessível em todo o Brasil, estamos estabelecendo um cronograma ambicioso para a instalação de estações de carregamento”, destaca Vagner Luis de Souza, diretor da Lecar.

Lecar Model 459, o primeiro carro elétrico produzido por uma empresa brasileira
A empresa deve ser ativa não somente na fabricação de VEs, mas também no desenvolvimento do setor no Brasil. Foto: Divulgação/Lecar

Ler o Anterior

João Pessoa (PB) reforça frota da cidade com veículos elétricos

Ler o Próximo

Previsto para 2026, Honda e Sony mostram sedã elétrico nos EUA

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular