Canal VE

18 de maio de 2024

João Pessoa (PB) reforça frota da cidade com veículos elétricos

Prefeito de João Pessoa em frente a um veículo elétrico

Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante a entrega dos sete carros elétricos para a cidade. Foto: Divulgação/PMJP

A cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, é mais uma a adotar carros elétricos para compor a frota de uso da prefeitura. Cícero Lucena (PP), prefeito da capital paraibana, anunciou já nos primeiros dias do ano a aquisição de sete modelos elétricos BYD Dolphin, destinados para uso da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Os veículos, segundo o gestor, são as primeiras unidades de um planejamento para fazer com que toda a frota da prefeitura seja formada apenas por carros elétricos.

O prefeito também destacou que a aquisição dos carros elétricos está inserida no compromisso da gestão municipal com o meio ambiente, como as ações de substituição de lâmpadas comuns por LED, o plantio de árvores por toda a cidade e construção de parques lineares em áreas urbanas da cidade.

“A transição, a troca da frota, traz toda essa contribuição para o meio ambiente e se soma a uma série de outras ações, como, por exemplo, a troca de ônibus novos, que também contribui 80% menos em emissão de CO2 do que os veículos anteriores” explicou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.

De acordo com estudo da Semam, com a adesão dos carros elétricos, haverá uma redução de até 275 mil quilos de CO2 no meio ambiente. Já em relação à economia para a Prefeitura, a nova frota economizará aproximadamente 4.420 litros de gasolina por ano, em relação aos veículos a combustão. Isso corresponde a uma distância de 44.200 quilômetros.

BYD Dolphin andando em rua no Brasil
O modelo escolhido para eletrificar a frota da cidade foi o BYD Dolphin. Foto: Divulgação/BYD

Carros elétricos é só o início

“Com certeza, é o processo de transição que nós estamos iniciando. Temos uma frota bastante razoável, mas a cada dia vamos fazer isso até chegar, no futuro, já está planejado”, explica Cícero Lucena.

Além dos carros, João Pessoa possui um projeto para alimentar cada vez mais o uso de energias renováveis na cidade. A ideia da gestão é transformar a capital da Paraíba em uma cidade sustentável em diversos pontos.

“Por exemplo, nos corredores de integração dos transportes urbanos, quatro corredores que estamos fazendo em parceria com o governo do Estado, também terão ônibus elétricos. Então, a nossa meta no serviço é buscar, por exemplo, os coletores de lixo da Emlur (Empresa Municipal de Limpeza Urbana), serem elétricos, enfim, cada passo que nós vamos estar dando dentro desse objetivo de ter uma frota 100% elétrica, com fornecimento de energia renovada”, completa o prefeito.

Ler o Anterior

Empresa brasileira de logística desenvolve caminhão elétrico

Ler o Próximo

Lecar Model 459: o primeiro carro elétrico desenvolvido no Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular