Enel X Way colocou no mercado mais de 500 carregadores para veículos elétricos no Brasil em 2022. Foto: Divulgação/Enel X Way.
A Enel X Way, linha de negócios do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica, colocou no mercado mais de 500 carregadores públicos e semipúblicos para veículos elétricos no Brasil em 2022, segundo comunicado divulgado pela empresa.
A infraestrutura de recarga ainda é um desafio para a expansão da mobilidade elétrica no Brasil. Segundo estimativas da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o país tinha, no primeiro bimestre de 2023, pouco mais de 3 mil carregadores públicos e semipúblicos em operação.
O número é considerado pequeno para um país de tamanho continental e que tem o mercado de carros eletrificados em expansão. Por isso, especialistas avaliam que a oportunidade para a eletrificação está batendo à porta.
Ainda no comunicado, a Enel X Way informa que outros 3 mil carregadores foram entregues para o setor privado. De acordo com a fabricante, esse total se divide entre equipamentos rápidos e semi-rápidos em estradas, postos de abastecimento, indústria, comércio e residências em parcerias com montadoras, concessionários, distribuidores de combustível e redes de estacionamentos.
“Estamos auxiliando as montadoras que desejam entrar no mercado brasileiro a criar uma infraestrutura que dê segurança aos consumidores e fazendo aliança com diversos setores, que já perceberam esta transição como inevitável”, diz Paulo Maisonnave, responsável pela Enel X Way no Brasil.
O portfólio da empresa vai desde carregadores de 7 kW (corrente alternada) até 350 kW (corrente contínua) que possibilitam cargas completas de um automóvel em menos de 15 minutos.
Tecnologia a favor da transição energética
Atualmente, a Enel X Way gerencia cerca de 350 mil pontos de carregamento, tanto diretamente quanto por meio de acordos de interoperabilidade, em todo o mundo. Como plataforma global para e-Mobility, a empresa está focada no desenvolvimento de tecnologias e soluções de carregamento flexíveis para melhorar a experiência do cliente, apoiando a eletrificação do transporte para consumidores, empresas, cidades e administrações públicas.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.