Canal VE

14 de junho de 2024

Enel X Way instala mais de 500 carregadores para VEs no Brasil

Carro elétrico recebe recarga de carregador público da Enel X Way

Enel X Way colocou no mercado mais de 500 carregadores para veículos elétricos no Brasil em 2022. Foto: Divulgação/Enel X Way.

A Enel X Way, linha de negócios do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica, colocou no mercado mais de 500 carregadores públicos e semipúblicos para veículos elétricos no Brasil em 2022, segundo comunicado divulgado pela empresa. 

A infraestrutura de recarga ainda é um desafio para a expansão da mobilidade elétrica no Brasil. Segundo estimativas da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o país tinha, no primeiro bimestre de 2023, pouco mais de 3 mil carregadores públicos e semipúblicos em operação. 

O número é considerado pequeno para um país de tamanho continental e que tem o mercado de carros eletrificados em expansão. Por isso, especialistas avaliam que a oportunidade para a eletrificação está batendo à porta.

Painel do eletroposto mostra dados em seu visor
Eletroposto fornece todos os dados do carregamento ao motorista. Foto: Divulgação/Volvo Cars Brasil.

Ainda no comunicado, a Enel X Way informa que outros 3 mil carregadores foram entregues para o setor privado. De acordo com a fabricante, esse total se divide entre equipamentos rápidos e semi-rápidos em estradas, postos de abastecimento, indústria, comércio e residências em parcerias com montadoras, concessionários, distribuidores de combustível e redes de estacionamentos.

“Estamos auxiliando as montadoras que desejam entrar no mercado brasileiro a criar uma infraestrutura que dê segurança aos consumidores e fazendo aliança com diversos setores, que já perceberam esta transição como inevitável”, diz Paulo Maisonnave, responsável pela Enel X Way no Brasil. 

O portfólio da empresa vai desde carregadores de 7 kW (corrente alternada) até 350 kW (corrente contínua) que possibilitam cargas completas de um automóvel em menos de 15 minutos.

Mulher acompanha recarga de carro elétrico pelo smartphone
Portfólio de carregadores da Enel X Way também contempla projetos residenciais. Foto: Divulgação/Enel X Way.

 

Tecnologia a favor da transição energética

Atualmente, a Enel X Way gerencia cerca de 350 mil pontos de carregamento, tanto diretamente quanto por meio de acordos de interoperabilidade, em todo o mundo. Como plataforma global para e-Mobility, a empresa está focada no desenvolvimento de tecnologias e soluções de carregamento flexíveis para melhorar a experiência do cliente, apoiando a eletrificação do transporte para consumidores, empresas, cidades e administrações públicas.

Ler o Anterior

União Europeia aprova o fim das vendas de veículos a combustão

Ler o Próximo

Seis ônibus elétricos evitam 3 mil toneladas de CO2 em Brasília

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular