Empresas de locação de veículos têm mais opções de modelos eletrificados. Foto: Envato/Elements.
A maior procura dos brasileiros por veículos eletrificados nos últimos anos também refletiu nas locações de carros no país. Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostram que as empresas do setor adquiriram 3.309 veículos híbridos e elétricos em 2022, um aumento de 88,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior (1.751 unidades emplacadas).
De acordo com a ABLA, a rapidez da evolução fica ainda mais evidente se comparada ao início da série histórica, em 2018, quando as locadoras emplacaram apenas 43 veículos híbridos e elétricos no país.
O total de eletrificados (soma dos 0 km e dos seminovos que permaneceram na frota) chegou a 5.684 unidades registradas em nome de empresas de aluguel de carros no Brasil.
Para o conselheiro gestor da ABLA, Paulo Miguel Junior, as locadoras de veículos estão sempre atentas aos desejos dos consumidores, e o aumento da disponibilidade de veículos eletrificados na frota é um reflexo da maior procura por esses modelos.
“É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia Miguel Júnior.
Sudeste é a campeã de ofertas
Regionalmente, o Sudeste concentra a maior parte dessa frota eletrificada, com 3.914 unidades licenciadas por locadoras, tendo Minas Gerais (2.185 veículos) e São Paulo (1.294) como destaques.
A região Sul vem na sequência, com 1.577 veículos híbridos e elétricos em nome de locadoras — 1.534 somente no estado do Paraná. Ainda conforme o levantamento da ABLA, no Nordeste já há 92 veículos com tais motores, tendo os estados de Pernambuco (27), Ceará (24) e Bahia (16) como destaques.
Já as locadoras que atuam no Centro-Oeste têm atualmente 72 veículos eletrificados, dos quais 42 com placas do Distrito Federal. Por fim, a região Norte chegou a 29 unidades, com Amazonas e Pará, cada um, com 13 veículos eletrificados emplacados em frotas de empresas de locação.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.