Canal VE

18 de maio de 2024

GM e WEG se unem para ampliar rede de recarga em residências

Carro elétrico prestes a ter o carregador plugado

90% dos usuários de carros elétricos preferem carregar o veículo em casa ou no trabalho. Foto: Divulgação/GM

A GM e a WEG anunciaram uma parceria para expandir a rede de recarga residencial de veículos elétricos no Brasil. A união da montadora americana e da multinacional brasileira de equipamentos eletroeletrônicos foca em tecnologias para estações de recarga gerenciáveis de parede que permitem recarga completa até três vezes mais rápido que o padrão, especialmente em casas e condomínios particulares.

A parceria ainda conta com a colaboração da Eletricus e visa prover soluções para carregadores portáteis inteligentes, compatíveis com tomada residencial e industrial, para maior capacidade de fornecimento de energia para qualquer tipo de veículo elétrico ou híbrido plug-in.

A GM chegou a esse público após uma pesquisa que mostrou que nove em cada 10 usuários utilizam os carregadores em suas casas ou no trabalho, que são locais onde, normalmente, as pessoas passam a maior parte do tempo.

“Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, explica Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos da GM América do Sul.

Recarga na parede de casa

A parceria com a WEG contempla tecnologias para estações de recarga gerenciáveis de parede (Wallbox) que permitem recarga completa até três vezes mais rápido que o padrão disponível no mercado (7,4 kW), com potência que pode chegar a 22 kW, dependendo da rede elétrica disponível.

O equipamento também pode ser conectado a um sistema que já possua geração de energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários em condomínio ou grandes estacionamentos, tudo com controle de demanda de potência para não sobrecarregar a infraestrutura elétrica, permitindo uma recarga segura por meio do Smart Charging System.

Já a com a Eletricus visa prover soluções para carregadores portáteis inteligentes, compatíveis com tomada residencial e industrial, para maior capacidade de fornecimento de energia para qualquer tipo de veículo elétrico. Dentre esses equipamentos está o carregador portátil Smart Chevrolet, com potência que vai até 7,4kW, superando os 2,2kW do carregador portátil que já acompanhava os veículos elétricos da montadora.

Compatível com tomada residencial e industrial, esse acessório possui tecnologia que reconhece a qual tomada vai ser conectado e limita a potência de recarga, a fim de evitar sobrecargas. Além disso, oferece maior velocidade de recarga sendo ideal para quem se desloca com frequência e precisa repor a autonomia do veículo de forma rápida, em locais em que não dispõem de carregador fixo de maior potência.

Carregadores e carro elétrico e seus componentes, em um fundo branco
Modelo fruto da parceria com a WEG permite recargas até 3x mais rápidas. Foto: Divulgação/GM

Infraestrutura para o crescimento

Os carros elétricos já representam quase 10% das vendas globais. A previsão é de um outro salto até o fim deste ano. A ampliação da infraestrutura de recarga tem sido fundamental para manter, ou até mesmo ampliar a margem de crescimento da adesão aos veículos eletrificados.

Neste caso, a GM está focando em estruturas de recarga na residência de seus usuários, contando com 78 concessionárias devidamente habilitadas para comercializar as soluções de recarga, além da venda e assistência técnica de veículos elétricos da marca.

Por conta desse mercado em amplo crescimento, marcas mundiais estão se reunindo para explorar a mobilidade elétrica no Brasil e em outros países, cujo crescimento de frotas elétricas é constante.

Ler o Anterior

BorgWarner fornecerá eFan para caminhões elétricos na Europa

Ler o Próximo

Empresas de locação de veículos reforçam a frota de eletrificados

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular