Canal VE

18 de maio de 2024

Empresas de locação de veículos reforçam a frota de eletrificados

Imagem mostra carro preto em momento de recarga com cabo vermelho, enquanto homem observa cena ao fundo

Empresas de locação de veículos têm mais opções de modelos eletrificados. Foto: Envato/Elements.

A maior procura dos brasileiros por veículos eletrificados nos últimos anos também refletiu nas locações de carros no país. Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostram que as empresas do setor adquiriram 3.309 veículos híbridos e elétricos em 2022, um aumento de 88,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior (1.751 unidades emplacadas).

De acordo com a ABLA, a rapidez da evolução fica ainda mais evidente se comparada ao início da série histórica, em 2018, quando as locadoras emplacaram apenas 43 veículos híbridos e elétricos no país.

O total de eletrificados (soma dos 0 km e dos seminovos que permaneceram na frota) chegou a 5.684 unidades registradas em nome de empresas de aluguel de carros no Brasil.

Para o conselheiro gestor da ABLA, Paulo Miguel Junior, as locadoras de veículos estão sempre atentas aos desejos dos consumidores, e o aumento da disponibilidade de veículos eletrificados na frota é um reflexo da maior procura por esses modelos.

“É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia Miguel Júnior.

Gráfico compara aquisição de veículos eletrificados pelas locadoras por ano
Gráfico mostra evolução da aquisição de veículos eletrificados por locadoras. Arte: Divulgação/ABLA.

Sudeste é a campeã de ofertas

Regionalmente, o Sudeste concentra a maior parte dessa frota eletrificada, com 3.914 unidades licenciadas por locadoras, tendo Minas Gerais (2.185 veículos) e São Paulo (1.294) como destaques.

A região Sul vem na sequência, com 1.577 veículos híbridos e elétricos em nome de locadoras — 1.534 somente no estado do Paraná. Ainda conforme o levantamento da ABLA, no Nordeste já há 92 veículos com tais motores, tendo os estados de Pernambuco (27), Ceará (24) e Bahia (16) como destaques.

Já as locadoras que atuam no Centro-Oeste têm atualmente 72 veículos eletrificados, dos quais 42 com placas do Distrito Federal. Por fim, a região Norte chegou a 29 unidades, com Amazonas e Pará, cada um, com 13 veículos eletrificados emplacados em frotas de empresas de locação.

Ler o Anterior

GM e WEG se unem para ampliar rede de recarga em residências

Ler o Próximo

Rodovia do futuro vai carregar carros elétricos em movimento

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular