Carro voador elétrico da Xpeng é a nova aposta da marca para o futuro da mobilidade. Foto: Divulgação/Xpeng.
A empresa chinesa Xpeng Inc. realizou o primeiro voo público com seu carro elétrico no céu de Dubai. Durante cerca de 90 minutos o público assistiu o Xpeng X2 levantar alguns metros do chão e se manter estável no ar.
Essa é a primeira aparição pública do carro após completar todas as especificações para a avaliação de risco e receber uma autorização de voo pela Autoridade de Aviação Civil de Dubai (DCAA).
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no evento, incluindo representantes do Consulado Chinês, o Departamento de Economia e Turismo de Dubai e a mídia global.
O voo aconteceu no Skydive Dubai, centro de paraquedismo do emirado, adjacente ao The Palm, local onde estão as famosas ilhas artificiais.
A escolha do local para a exibição foi estratégica. “Dubai é mundialmente renomada como uma cidade inovadora, motivo pelo qual decidimos mostrar nosso carro aqui. O voo de hoje representa um grande passo da Xpeng para o futuro da mobilidade”, disse Brian Gu, presidente da empresa.
Estrutura leve
O Xpeng X2 é a quinta geração de carros elétricos voadores desenvolvida e produzida pela Aeroth, subsidiária da marca.
O visual minimalista e aerodinâmico, que lembra os filmes de ficção científica da década de 90, tem sua estrutura feita totalmente de fibra de carbono, o que reduz o peso do veículo e ajuda na performance do voo.
Totalmente elétrico, o carro possui somente dois lugares e é equipado com dois modos de voo, manual e autônomo, que permite aos passageiros uma viagem sem necessidade de dirigir.
A ideia é que o carro seja utilizado dentro das cidades, em viagens curtas e altitudes baixas, ideal para passeios turísticos ou transportes de pacientes, passeios panorâmicos, resgate de emergência e patrulha aérea.
Ainda não foi divulgado quando o carro estará disponível para compra pelo público, nem se virá para o Brasil.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.