Canal VE

13 de abril de 2024

Dubai assiste a primeiro voo público de carro voador elétrico

Carro voador nos céus de Dubai. O carro lembra um pouco um drone, com 4 pares de hélices cada uma em uma extremidade. Ao fundo o mar de Dubai com construções

Carro voador elétrico da Xpeng é a nova aposta da marca para o futuro da mobilidade. Foto: Divulgação/Xpeng.

A empresa chinesa Xpeng Inc. realizou o primeiro voo público com seu carro elétrico no céu de Dubai. Durante cerca de 90 minutos o público assistiu o Xpeng X2 levantar alguns metros do chão e se manter estável no ar.

Essa é a primeira aparição pública do carro após completar todas as especificações para a avaliação de risco e receber uma autorização de voo pela Autoridade de Aviação Civil de Dubai (DCAA).

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes no evento, incluindo representantes do Consulado Chinês, o Departamento de Economia e Turismo de Dubai e a mídia global.

O voo aconteceu no Skydive Dubai, centro de paraquedismo do emirado, adjacente ao The Palm, local onde estão as famosas ilhas artificiais.

A escolha do local para a exibição foi estratégica. “Dubai é mundialmente renomada como uma cidade inovadora, motivo pelo qual decidimos mostrar nosso carro aqui. O voo de hoje representa um grande passo da Xpeng para o futuro da mobilidade”, disse Brian Gu, presidente da empresa.

Estrutura leve

O Xpeng X2 é a quinta geração de carros elétricos voadores desenvolvida e produzida pela Aeroth, subsidiária da marca. 

O visual minimalista e aerodinâmico, que lembra os filmes de ficção científica da década de 90, tem sua estrutura feita totalmente de fibra de carbono, o que reduz o peso do veículo e ajuda na performance do voo.

Totalmente elétrico, o carro possui somente dois lugares e é equipado com dois modos de voo, manual e autônomo, que permite aos passageiros uma viagem sem necessidade de dirigir.

A ideia é que o carro seja utilizado dentro das cidades, em viagens curtas e altitudes baixas, ideal para passeios turísticos ou transportes de pacientes, passeios panorâmicos, resgate de emergência e patrulha aérea.

Ainda não foi divulgado quando o carro estará disponível para compra pelo público, nem se virá para o Brasil.

Ler o Anterior

Condomínios buscam soluções para recarregar carros elétricos

Ler o Próximo

Rolls Royce Spectre é o primeiro carro 100% elétrico da marca

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular