Canal VE

14 de junho de 2024

Dia da Mobilidade Elétrica recebe selo de “Evento Neutro”

Pessoas testam patinetes elétricos em praça em frente ao estádio do Pacaembu em 2022

Público do Dia da Mobilidade Elétrica tem a chance de conhecer de perto diversos tipos de veículos elétricos. Foto: Divulgação/DME.

A 7ª edição do Dia da Mobilidade Elétrica (DME), que acontecerá em São Paulo em 27 de maio de 2023, será um “Evento Neutro”, ou seja, todas as emissões de carbono geradas para a preparação e a realização do evento serão neutralizadas. O selo de evento neutro é concedido pela Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.

O programa, que foi desenvolvido com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da USP (Universidade de São Paulo), consiste em quantificar e compensar o impacto ambiental de eventos por meio de apoio a projetos socioambientais certificados.

“A eletromobilidade possui uma intrínseca relação com um estilo de vida sustentável e o desenvolvimento de cidades inteligentes. Por isso, é importante que o DME seja certificado como um ‘Evento Neutro’. Este selo segue os padrões Verra, que são referência em padrão de qualidade de projetos de emissão de créditos para atividades de redução de gases poluentes. Dessa forma, com apoio da Eccaplan, o DME garante o apoio a projetos de recuperação florestal e de energias renováveis, por exemplo”, diz Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS (Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável) e da MES Eventos, organizadora do DME.

 

Dia para celebrar a eletromobilidade

O Dia da Mobilidade Elétrica contará com uma carreata de veículos elétricos, com concentração na Rua Treze de Maio, na altura do número 1.642, e percorrerá ruas e avenidas da capital paulista até chegar à Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, onde acontecerá uma feira e exposição a partir das 12h.

Carro colorido com os dizeres "100% elétrico" no capô é visto em carreata pelas ruas de São Paulo
Carreata da mobilidade elétrica em 2022 atraiu curiosos pelas ruas de São Paulo. Foto: Divulgação/DME.

Qualquer pessoa pode participar da carreata. Quem tiver um veículo elétrico ou híbrido poderá se integrar à carreata, bastando se credenciar, gratuitamente. Já a população que não tem um veículo eletrificado para isso, mas que se interessa pela mobilidade urbana livre de emissões, também poderá participar, utilizando os dois ônibus elétricos, 100% brasileiros, que estarão à disposição do público, sendo um de 12,1m e outro de 15m, com sistema de tração/eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio EMillennium, e motor elétrico e baterias WEG.

Já na Praça Charles Miller, o DME terá uma série de expositores relacionados à eletrificação veicular, incluindo fornecedores de micromobilidade (bicicletas, monociclos, patinetes), motocicletas, automóveis e utilitários, carregadores, infraestrutura, serviços de carregamento, car sharing e veículos pesados, com destaque para os ônibus da Eletra e da Caio. “Os visitantes terão a possibilidade de conversar com representantes dos principais fornecedores de eletromobilidade do País”, afirma Guggisberg.

Muitos dos veículos estarão disponíveis para test drive no local. A Osten, por exemplo, disponibilizará, aos visitantes, a oportunidade de guiar modelos como Tesla, BYD Han, BYD Tan, Jaguar I-Pace, BMW i3, Mini Cooper Elétrico, Peugeot e-3008 e Peugeot e-2008.

A Concessionária Toriba terá o Peugeot E-Expert em seu estande.

A Chevrolet, patrocinadora do evento, levará seu mais recente lançamento, o Bolt EUV.

Já a GWM participará em parceria com a Concessionária Dahruj e levará o SUV híbrido Haval H6, estando disponíveis para test-drive suas três versões: H6 Premium HEV, H6 Premium PHEV e H6 GT PHEV.

A Cicloway reforça a importância da data destacando os veículos elétricos e o Tuk tuk elétrico Saúva Baú. Usado principalmente para last mile, delivery e logística reversa, ele possui um design arrojado e personalizado. 

O Canal VE apoia o Dia da Mobilidade Elétrica.

 

Serviço

Quando: 27/05/2023, a partir das 9h, Rua Treze de Maio, 1.642, São Paulo (SP).

Programação:

9h: Concentração na Rua Treze de Maio (altura do número 1.642), na Bela Vista, São Paulo. Para quem quiser participar com seus veículos elétricos – ou para quem quiser percorrer o trajeto em ônibus elétrico, disponibilizado pela organização do evento.

10h: Saída da carreata gratuita, com destino à Praça Charles Miller, no Pacaembu, com expectativa de chegada às 12h.

12h às 17h: Na Praça Charles Miller haverá diversas atrações para o público, como test drive/ride, exibição de veículos, tecnologias agregadas, food trucks, apresentações artísticas e espaço kids.

 

Ler o Anterior

Projeto de lei prevê pontos de recarga em novos prédios do Rio

Ler o Próximo

DHL adota veículos elétricos por meta de zero emissões até 2050

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular