Curitiba fortalecerá presença de ônibus elétricos no transporte coletivo nos próximos anos. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba.
A prefeitura de Curitiba assinou um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para criar um novo modelo de concessão do transporte coletivo da cidade, que deve entrar em vigor em 2026, privilegiando a eletrificação.
O novo modelo vai priorizar a redução de emissão de gases do efeito estufa por meio da mudança da matriz energética. A meta é que 33% da frota de ônibus de Curitiba seja formada por veículos elétricos de zero emissão até 2030, e 100% até 2050.
O contrato, assinado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) representando a prefeitura, e o BNDES, tem valor de R$ 10 milhões e prazo de 36 meses. A parceria envolve desde diagnósticos e estudos preliminares até o preparo para a licitação.
O projeto prevê a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte, que contempla outras 19 cidades da Região Metropolitana de Curitiba, e a descarbonização gradual da frota.
Experiência positiva
De acordo com Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, o projeto de um novo modelo de transporte coletivo já vem sendo desenvolvido nos últimos anos na cidade, com diversas pesquisas e ações em relação à descarbonização da frota.
“Realizamos testes com ônibus elétricos, workshops sobre o futuro da mobilidade com especialistas, e todas essas experiências que estamos acumulando desde 2018 vão servir de embasamento técnico para fazer um novo edital e licitar o transporte coletivo em 2025”, afirmou Maia Neto.
A iniciativa se alinha com o Plano de Mobilidade Sustentável de Curitiba e busca reduzir o uso de veículos particulares, visando alcançar 85% de deslocamentos em transporte coletivo e mobilidade ativa até 2050. Atualmente, o transporte público representa cerca de 25% das viagens na cidade, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).
Atualmente, o sistema público de transporte de Curitiba atende 755 mil passageiros por dia em 244 linhas e conta com uma frota de mais de 1.100 veículos. O desafio do novo modelo é atender a população crescente da capital paranaense e região metropolitana.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.