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10 de setembro de 2025

China exporta tantos VEs que já vê falta de navios para transporte

Navio da BYD, Explorer No.1, ancorado em porto na China

Com o baixo número de navios para o transporte de VEs, empresas já estão comprando suas próprias embarcações. Foto: Divulgação/CIMC

País com a maior produção de veículos elétricos no mundo, a China começa a enfrentar problemas logísticos para atender a alta demanda mundial no setor de veículos elétricos. Com o grande número de exportações, o país vê o baixo número da frota marítima ser um empecilho para o escoamento ainda maior dos veículos elétricos chineses ao redor do planeta.

A China conta com a oitava maior frota marítima do mundo, com 33 navios que transportam automóveis, de acordo com dados da consultora marítima Veson Nautical, e divulgados pela agência de notícias Reuters

. Em comparação, o Japão lidera a lista com 284 navios, seguido pela Noruega, que tem 102. A Coreia do Sul vem em terceiro, com 72, e a Ilha de Man, que tem 61 navios registrados, em quarto.

Contudo, essa realidade tende a mudar em breve. Isso porque, de acordo com informações divulgadas pela Reuters

, empresas chinesas encomendaram 47 navios. Entre os compradores estão as montadoras SAIC Motor, Chery, BYD, bem como as empresas de navegação Cosco e China Merchants que realizaram os pedidos “em nome das montadoras chinesas”.

Os carros são transportados por navios sem a necessidade do acionamento de guindastes para embarcá-los. Os navios chamados de RO/RO (roll-on/roll-off), se utilizam de uma esteira que permite a entrada e saída do veículo no navio.

Na China, os navios porta-carros representaram uma pequena porção da capacidade de transporte global, ficando em torno de apenas 2,8%, o que deixa as empresas chinesas com poucas opções para exportar seus carros. 

Como resultado, o acesso aos navios RO/RO passou a ter um alto preço de operação, com a tarifa diária atingindo cerca de US$ 115.000 (aproximadamente R$ 590 mil) por dia. Isso é mais de sete vezes superior ao preço de 2019. Por conta dessa escassez e do aumento no preço, as empresas passaram a comprar navios próprios. 

Exportações impulsionadas pela BYD

Impulsionados pelo mercado de veículos elétricos, a China ultrapassou o Japão e se tornou o país com o maior número de exportações de todo o setor automotivo. A BYD foi uma das grandes “culpadas” por esse avanço dos chineses.

Em todo o ano de 2023, a BYD levou cerca de 240 mil veículos eletrificados para vender fora da China, o que representa cerca de 8% de suas vendas globais. Já para o ano de 2024, a greentech pretende exportar até 400 mil carros elétricos. A BYD também anunciou, nos primeiros dias de 2024, seu navio cargueiro próprio, o Explorer N° 1

Outras montadoras que também produzem seus carros na China e exportam para países vizinhos com navio próprio são a Tesla e a Volkswagen.

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