Canal VE

24 de abril de 2024

Navio com quase 3 mil carros elétricos vai desembarcar no ES

Navio recebendo carros elétricos para transportá-los

O navio Green Kami chegará ao porto de Vila Velha com 2796 carros elétricos das marcas BYD e GWM. Foto: Divulgação/Cosco Shipping

O navio chinês Green Kemi desembarca dia 29 de agosto de 2023, no complexo portuário de Vila Velha, no Espírito Santo, com 2.796 carros elétricos das marcas BYD e GWM. Segundo a informação da Prefeitura de Vila Velha, o navio, que saiu no dia 18 de julho do porto de Taicang, leste da China, está com veículos das duas marcas. Os modelos exatos não foram divulgados.

Do Espírito Santo, esses veículos serão transportados para vários estados, principalmente São Paulo, onde se concentram a maior quantidade de concessionárias dessas marcas. 

“É um acontecimento marcante para a história da cidade: atuar como porta de entrada, no Brasil, de carros elétricos de última geração, altamente luxuosos, que são capazes de competir em igualdade de condições com modelos similares de marcas conceituadas como Audi e BMW, cujos preços variam de R$ 200 mil a R$ 400 mil”, afirma o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

O número de carros contidos no Green Kemi ainda não supre o “efeito Dolphin”, que já possui mais de 4 mil encomendas, e nem o lançamento da GWM, o Ora 03. Esses carros devem aquecer ainda mais o transporte portuário entre China e Brasil.

Porto de Vila Velha que receberá navios chineses com carros elétricos
A estimativa é que desembarque mais de 15 mil carros elétricos pelo porto de Vila Velha, até o final de 2023. Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Previsão de até 15 mil VEs ainda neste ano

A previsão para a utilização do porto de Vila Velha, para o desembarque de carros elétricos no Brasil, é grande. De acordo com Carlos Eiras, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, 8 mil carros elétricos chegaram ao Brasil por meio de navios, apenas no primeiro semestre deste ano. A estimativa é que esse número chegue a 15 mil unidades até o fim de 2023.

“Até o final deste ano, a Cosco (China Ocean Shipping Company) estima trazer para o Brasil e desembarcar no TVV (Terminal de Vila Velha) cerca de 15 mil veículos chineses de primeira linha, sendo a maioria das marcas GWM e BYD. Daqui, esses carros serão distribuídos a importadores de todo o país. E do ponto de vista estratégico, Vila Velha se destaca, pois sua localização geográfica na região sudeste é considerada privilegiada. A cidade fica num raio de mil quilômetros de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador: os maiores mercados consumidores da América Latina”, explica Carlos Eiras.

Ler o Anterior

Audi oferece carros elétricos para jogadores do Bayern de Munique

Ler o Próximo

Mobilidade elétrica ganha espaço nobre em evento de energia solar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular