Esse modelo de catamarã será 100% elétrico, e produzido pela Universidade Federal do Pará, em parceria com Norte Energia. Foto: Suellem Mendes
Um catamarã totalmente elétrico, movido a energia limpa e renovável foi apresentado ao público como uma alternativa sustentável e acessível para descarbonizar o transporte fluvial na região amazônica. Desenvolvida pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a embarcação foi batizada com o nome de Poraquê, em referência ao peixe elétrico, característico dos rios amazônicos.
A viagem inaugural aconteceu em 17 de setembro de 2024 pelas águas do Rio Guamá, que banha o campus da UFPA, e reuniu professores e estudantes para prestigiar o novo projeto. O barco integra o SIMA (Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia), composto por dois ônibus elétricos, que já circulam no campus da universidade.
Juntos, os dois modais têm capacidade de transportar 2 mil pessoas por dia. A previsão é que deixem de despejar 161 toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o que equivale a 30 carros populares circulando em um ano. Somente o catamarã vai impedir a emissão, por ano, de 100 toneladas de gases poluentes causadores do efeito estufa.
Alternativa de mobilidade sustentável
Por ser uma região banhada por uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, os barcos representam o principal meio de transporte da população, especialmente nas comunidades ribeirinhas. No entanto, as atuais embarcações ainda dependem de combustíveis fósseis, como o diesel, despejando toneladas de CO2 na atmosfera, e comprometendo boa parte da renda dessas famílias, pelo alto custo. Agora, o catamarã elétrico surge como alternativa de mobilidade limpa.
“Ao financiar o projeto, fomentamos o desenvolvimento científico na região e colocamos à disposição de toda a população alternativas de eficiência e gestão energética. Além disso, esse trabalho que tanto nos orgulha conversa diretamente com os objetivos da COP 30”, ressalta Andréia Antloga, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Norte Energia.
O barco é movido a energia solar fotovoltaica e traz como inovação a utilização de dois motores elétricos de 12 KW cada (correspondente a um motor de combustão de 20 Hp), três conjuntos de baterias com capacidade para armazenar 47 kW e 22 placas fotovoltaicas instaladas na cobertura. A embarcação possui 12 m de comprimento, 6 m de largura e 72 cm de calado (parte que fica na linha d’água). Tem ainda uma autonomia de 8h, sem a necessidade de receber carga.
Sobre o barco
O Poraquê tem capacidade para transportar 25 passageiros e dois tripulantes, e conta com espaço para cadeirantes, com plataformas de acesso nos três pontos de embarque e desembarque. A expectativa é que a embarcação atenda mil passageiros por dia, entre estudantes, funcionários da universidade e pessoas que utilizam os serviços da instituição.
A previsão é que navegue por 750 metros do Rio Guamá, em um percurso com três paradas: no edifício Mirante do Rio, nos restaurantes universitários e no setor de saúde da UFPA. A travessia tem previsão de 15 minutos de duração e, ao final do dia, o barco terá percorrido 40 km, a uma velocidade média de 13 km/h.
Voadeiras elétricas no Rio Xingu
No primeiro semestre de 2024, um projeto similar ao do Rio Guamá, também foi apresentado. Tratam-se das duas voadeiras elétricas que foram testadas no Rio Xingu. As voadeiras são embarcações bastante comuns na região, utilizadas há décadas para deslocamentos de famílias e pescadores na região Amazônica, e agora contam com um motor elétrico para a propulsão. O projeto também era da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. As duas embarcações estão sendo utilizadas por profissionais da concessionária. Elas também foram batizadas de Poraquê I e II. Uma possui oito metros de comprimento e capacidade para transportar até seis pessoas, e outra de 10 metros para conduzir até oito pessoas.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.