Nick Cassidy, da Envision, comemora vitória no E-Prix de Mônaco. Foto: Divulgação/Fórmula E.
A liderança da temporada 2023 da Fórmula E está em novas mãos: Nick Cassidy, da equipe Envision, venceu o E-Prix de Mônaco e superou o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, no topo da tabela. A corrida foi realizada em 6 de maio de 2023.
O piloto neozelandês largou em nono lugar do grid, mas não se incomodou com o apertado circuito de rua de Mônaco para escalar o pelotão e alcançar a liderança da prova na volta 15. Com ótimo ritmo de prova, garantiu a bandeira quadriculada pela segunda vez no ano, assim como tinha feito na última etapa, em Berlim.
“Que vitória! Não tenho nada contra Berlim, mas vencer em Mônaco é muito especial. Fiquei feliz com o desempenho na classificação, mesmo largando em nono. Tive um bom ritmo nas primeiras voltas e tudo aconteceu da melhor maneira possível. A equipe trabalhou muito no meu carro neste fim de semana e a recompensa veio”, falou Cassidy após a prova.
O pódio do E-Prix de Mônaco foi completado por Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) e Jake Dennis (Avalanche Andretti).
Os brasileiros novamente terminaram fora do Top-10. Lucas di Grassi (Mahindra Racing) largou na penúltima fila e terminou na 13ª posição. Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) até largou bem, na oitava posição, mas teve um ritmo de corrida abaixo do esperado e terminou apenas na 15ª colocação.
No campeonato, Cassidy agora lidera com 121 pontos, 20 pontos de vantagem para Werhlein, que terminou o E-Prix de Mônaco na 10ª posição. Jake Dennis, com 96 pontos, e Mitch Evans, com 94, são os adversários mais próximos.
A Fórmula E voltará à ação em mais uma rodada dupla, nos dias 3 e 4 de junho de 2023, no circuito de rua de Jacarta, na Indonésia.
Emoção de sobra
O circuito de rua do Principado é um dos mais emblemáticos da história do automobilismo mundial, por contar com cenários deslumbrantes e poucos pontos de ultrapassagens.
No entanto, Mônaco viu que a Era Gen3 é diferente de todas as demais, com mais uma prova movimentada. Foram 116 ultrapassagens durante o E-Prix, um número alto para as corridas nas ruas de Monte Carlo.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.