Vendas de carros eletrificados bateram recorde no primeiro semestre de 2023. Foto: Divulgação/Freepik.
Com 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023, as vendas de veículos eletrificados no Brasil registraram o melhor semestre da história, um aumento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427 unidades). Os dados são da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Apenas em junho, foram 6.225 emplacamentos de carros híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). O número é pouco menor que o registrado em maio de 2023 (6.435), causando uma redução de 3,1% na comparação mensal. No entanto, as vendas de junho de 2023 representaram 53% de aumento em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023, segundo a ABVE.
Mercado aquecido
O mês de junho de 2023 também entra para a história da eletromobilidade brasileira, graças ao lançamento do BYD Dolphin, entre os totalmente elétricos, e a consolidação do Haval H6, da GWM, em suas versões híbrida e híbrida plug-in. Os novos modelos do mercado nacional estão provocando mudanças nos paradigmas da eletrificação no país.
A GWM comemora as vendas da linha Haval H6, que somaram 969 unidades emplacadas em junho (entre HEV, 322 unidades, e PHEV, 647 unidades), tornando-se, assim, líder de vendas no segmento de carros eletrificados no país, à frente das versões híbridas do Toyota Corolla Cross (890 unidades).
É também o segundo mês consecutivo que a marca aparece na liderança dos híbridos plugáveis no Brasil, mesmo tendo entrado no mercado brasileiro na metade do semestre.
Já a BYD celebra a grande aceitação do Dolphin, que nos primeiros quatro dias vendeu 771 unidades, mais que a soma de todos os carros elétricos vendidos no país em todo o mês de junho (610 unidades). Em sete dias, já foram vendidos 1.254 veículos, O sucesso nas vendas, aliás, fez a concorrência se mexer, baixando os preços dos veículos 100% elétricos, e alterando a lista dos carros movidos a bateria mais baratos do Brasil.
O Dolphin, no entanto, não aparece nas estatísticas do mês ou do semestre, uma vez que esses veículos ainda não foram entregues e, portanto, não foram emplacados.
Previsão otimista
Os números das vendas mantêm o otimismo do mercado de veículos eletrificados no Brasil, já que o crescimento tem sido constante ao longo dos últimos meses. Assim, a ABVE já admite que o segmento tem a possibilidade de superar a previsão da própria entidade de atingir a marca de 70 mil unidades emplacadas até o fim do ano.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.