Canal VE

21 de novembro de 2024

Carros 100% elétricos dominam vendas de eletrificados no Brasil

BYD Song Plus é visto em uma praia, com o mar ao fundo

BYD Song Plus é um dos eletrificados mais vendidos do Brasil. Foto: Divulgação/BYD

Os carros 100% elétricos (BEV) lideraram as vendas de veículos eletrificados no Brasil em fevereiro de 2024, com 3.639 emplacamentos, ou 34,8% do total no segmento (10.451 unidades) que inclui ainda os híbridos plug-in (PHEV), que dependem de uma fonte externa de energia elétrica, com 3.594 unidades (34,4% do total), e os híbridos convencionais (HEV + HEV Flex + MHEV), que utilizam apenas combustíveis, com 3.218 (30,8%). Os números são da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Nem mesmo o aumento entre 10% e 12% das alíquotas do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos em janeiro espantou os consumidores do mercado de eletrificados, que seguiu em ritmo acelerado em 2024.

Embora o mês de fevereiro de 2024 tenha registrado queda de 13% nos emplacamentos em relação a janeiro de 2024 (12.026  unidades), que pode ser explicado pelo menor número de dias do mês e o feriado de Carnaval, as 10.451 unidades representaram o melhor fevereiro da série histórica da ABVE, com um aumento de 143% sobre fevereiro de 2023 (4.294). 

Gráfico mostra evolução de vendas de veículos eletrificados entre dezembro/2023 e fevereiro/2024
Evolução das vendas de eletrificados nos últimos três meses. Arte: Divulgação/ABVE.

Já o acumulado dos dois primeiros meses de 2024 (22.477 emplacamentos) apresenta um crescimento expressivo de 155,5% sobre o mesmo bimestre de 2023 (8.797), indicando o potencial do mercado nos últimos meses.

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, a eletromobilidade já está se consolidando no Brasil. “Os números indicam um amadurecimento muito rápido do mercado brasileiro de eletromobilidade”, disse.

“O consumidor brasileiro demonstra uma confiança crescente nas novas tecnologias e se aproxima cada vez mais do perfil dos mercados europeus, liderados pelos veículos plug-in e, dentre estes, pelos BEV, 100% elétricos”, completou.

 

Participação no mercado

Com os 10.451 emplacamentos de fevereiro, a participação dos eletrificados sobre as vendas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil (155.283, segundo a Fenabrave) chegou a 7% em fevereiro. Desde novembro de 2023, o market share desses veículos tem se mantido acima dos 5%. Confira a participação a seguir:

Novembro/2023: 5% (10.601 veículos)

Dezembro/2023: 7% (16.279)

Janeiro/2024: 8% (12.026)

Fevereiro/2024: 7% (10.451)

 

Marcas mais vendidas

As marcas com os maiores números de vendas de eletrificados em fevereiro foram as chinesas BYD, com 4.428 emplacamentos, e a GWM, com 1.715. Toyota (1.548), Caoa Chery (590) e Volvo (338) completam o top 5 das marcas mais vendidas.

Entre os modelos eletrificados, o BYD Song Plus (PHEV) teve o melhor desempenho, com 1.900 emplacamentos, seguido pelo BYD Dolphin GS (BEV), com 1.316, e o Toyota Corolla Cross (HEV), com 822 unidades.

Lista apresenta os veículos eletrificados mais vendidos em fevereiro de 2024
Os eletrificados mais vendidos de fevereiro de 2024. Arte: Divulgação/ABVE.

Já por localidade, São Paulo seguiu na liderança dos Estados que mais emplacaram veículos eletrificados em fevereiro, com 3.497 unidades, seguido pelo Distrito Federal com 991 veículos, e Rio de Janeiro, com 786. Juntos, as três unidades federativas representaram 50,5% do total de emplacamentos do mês.

Ler o Anterior

Seguradoras têm de se adaptar para atender os carros elétricos

Ler o Próximo

BYD dá início às obras na fábrica de carros elétricos em Camaçari

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular