BYD Song Plus é um dos eletrificados mais vendidos do Brasil. Foto: Divulgação/BYD
Os carros 100% elétricos (BEV) lideraram as vendas de veículos eletrificados no Brasil em fevereiro de 2024, com 3.639 emplacamentos, ou 34,8% do total no segmento (10.451 unidades) que inclui ainda os híbridos plug-in (PHEV), que dependem de uma fonte externa de energia elétrica, com 3.594 unidades (34,4% do total), e os híbridos convencionais (HEV + HEV Flex + MHEV), que utilizam apenas combustíveis, com 3.218 (30,8%). Os números são da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Nem mesmo o aumento entre 10% e 12% das alíquotas do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos em janeiro espantou os consumidores do mercado de eletrificados, que seguiu em ritmo acelerado em 2024.
Embora o mês de fevereiro de 2024 tenha registrado queda de 13% nos emplacamentos em relação a janeiro de 2024 (12.026 unidades), que pode ser explicado pelo menor número de dias do mês e o feriado de Carnaval, as 10.451 unidades representaram o melhor fevereiro da série histórica da ABVE, com um aumento de 143% sobre fevereiro de 2023 (4.294).
Já o acumulado dos dois primeiros meses de 2024 (22.477 emplacamentos) apresenta um crescimento expressivo de 155,5% sobre o mesmo bimestre de 2023 (8.797), indicando o potencial do mercado nos últimos meses.
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, a eletromobilidade já está se consolidando no Brasil. “Os números indicam um amadurecimento muito rápido do mercado brasileiro de eletromobilidade”, disse.
“O consumidor brasileiro demonstra uma confiança crescente nas novas tecnologias e se aproxima cada vez mais do perfil dos mercados europeus, liderados pelos veículos plug-in e, dentre estes, pelos BEV, 100% elétricos”, completou.
Participação no mercado
Com os 10.451 emplacamentos de fevereiro, a participação dos eletrificados sobre as vendas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil (155.283, segundo a Fenabrave) chegou a 7% em fevereiro. Desde novembro de 2023, o market share desses veículos tem se mantido acima dos 5%. Confira a participação a seguir:
Novembro/2023: 5% (10.601 veículos)
Dezembro/2023: 7% (16.279)
Janeiro/2024: 8% (12.026)
Fevereiro/2024: 7% (10.451)
Marcas mais vendidas
As marcas com os maiores números de vendas de eletrificados em fevereiro foram as chinesas BYD, com 4.428 emplacamentos, e a GWM, com 1.715. Toyota (1.548), Caoa Chery (590) e Volvo (338) completam o top 5 das marcas mais vendidas.
Entre os modelos eletrificados, o BYD Song Plus (PHEV) teve o melhor desempenho, com 1.900 emplacamentos, seguido pelo BYD Dolphin GS (BEV), com 1.316, e o Toyota Corolla Cross (HEV), com 822 unidades.
Já por localidade, São Paulo seguiu na liderança dos Estados que mais emplacaram veículos eletrificados em fevereiro, com 3.497 unidades, seguido pelo Distrito Federal com 991 veículos, e Rio de Janeiro, com 786. Juntos, as três unidades federativas representaram 50,5% do total de emplacamentos do mês.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.