A expectativa da BYD é que as produções sejam iniciadas entre o final de 2024 e o início de 2025. Foto: Divulgação/BYD
A BYD iniciou as obras para a construção de sua fábrica em Camaçari (BA), no antigo complexo fabril da Ford. De acordo com a montadora chinesa, a expectativa é que as produções sejam iniciadas entre o final de 2024 e o início de 2025.
Com 4,6 milhões de m² de área total, a BYD pagou ao Governo da Bahia mais de R$ 280 milhões pelo que será o maior polo industrial da marca fora da China. O investimento da montadora chinesa será de R$ 3 bilhões.
Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m². As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos.
“Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Estamos comprometidos em operar de maneira responsável, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar da nossa comunidade. Que este seja o começo de um capítulo próspero e cheio de sucessos”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Geração de empregos e carros produzidos no Brasil
Com o novo complexo fabril, a BYD e o Governo da Bahia pretendem gerar 10 mil empregos. A fábrica terá uma capacidade de produção próxima de 150 mil veículos por ano, durante a primeira fase de implantação.
“A BYD vai contribuir para o fomento econômico do estado baiano, com a geração 10 mil empregos, e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda a cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços, dando prioridade a empresas locais”, ressalta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.
Além dos empregos gerados, a montadora chinesa já confirmou a produção dos modelos mais vendidos no país, como o Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus, entre os elétricos, e o Song Plus, híbrido plug-in que é o eletrificado mais vendido no país.
Cabe ressaltar que a produção nacional vai permitir preços ainda mais competitivos e, assim, gerar ainda mais oportunidades ao consumidor brasileiro de ter um carro elétrico na garagem.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.